Póvoa de Lanhoso

Ourives escapou
a tentativa de roubo

No espaço de dois anos, um ourives do concelho escapou a duas tentativas de roubo. Nas duas ocasiões, os larápios tentaram interceptar a viatura onde seguia o ourives. Foram disparados vários tiros.
Na manhã de domingo, dia 2 de Agosto, o ourives, residente na Póvoa de Lanhoso e com oficina em Travassos, seguia com o filho em direcção ao Gerês, para participar numa feira. Ao circular no lugar de Leiradela, em Bru-nhais, por volta das 7 horas, a viatura em que seguia foi abalroada, numa tentativa de roubo que acabou com vários tiros disparados. Os assaltantes não conseguiram levar o ouro. Ao todo, foram disparados 18 tiros, na tentativa de chegar ao ouro que se encontrava na mala da viatura.
Perante o abalroamento, o ourives desviou o carro em que seguia, um Audi, para a valeta e conseguiu fugir. No local, parte do tampo da roda e alguns plásticos denunciam o local onde tudo aconteceu.
Conseguindo fugir ao bloqueio, o ourives parou a viatura junto ao portão de um lar de terceira idade, que funciona num local onde não existem outras habitações. Foi aí que pediu socorro, com o filho a saltar o portão e a pedir ajuda aos funcionários.

Funcionárias do lar pensavam que estava a ser assaltadas
Por momentos, as funcionárias do lar pensaram que estavam a ser assaltadas, mas uma delas reconheceu o filho do ourives e abriu o portão, dando guarida às vítimas, confirmou o ‘Maria da Fonte’ no local.
Os assaltantes efectuaram vários disparos - ao que tudo indica para o carro do ourives - mas não conseguiram levar o ouro. No total, foram disparados dezoito tiros.
As funcionárias do lar, que estavam a começar a servir o pequeno-almoço, confirmam ter ouvido vários disparos, mas não chegaram a ver os assaltantes nem as viaturas em que seguiam. Apenas ouviram o barulho dos tiros e viram muito fumo no ar.
A Polícia Judiciária, que está a investigar a tentativa de roubo, recolheu, na manhã daquele dia, vários invólucros. De acordo com o que foi possível apurar, seriam cinco ou seis e faziam-se transportar em dois automóveis. Um deles, um BMW de cor preta, foi abandonado no local pelos assaltantes com o motor a trabalhar. A tentativa de abalroamento ao carro do ourives provocou estragos na viatura, pelo que os larápios deixaram-na no local.

Março de 2012: tiro acertou-lhe na omoplata
A 5 de Março de 2012, em Travassos, quando se dirigia para a feira de Vieira do Minho, Amândio João Gomes foi alvo de uma tentativa de roubo. Vários indivíduos, encapuzados tentaram interceptar a viatura em que seguia. O ourives conseguiu fugir ao bloqueio.
Os larápios saíram da viatura e dispararam vários tiros. Um dos projecteis atingiu-lhe a omoplata. Mesmo ferido, conduziu até ao Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, onde pediu socorro.