PDM

Reserva Ecológica
passa dos 64 para os 32%

A passagem dos 64 para os 32% da Reserva Ecológica Nacional foi a grande conquista do Plano Director Municipal (PDM) da Póvoa de Lanhoso, em fase de discussão pública até 25 de Setembro. Na noite de quarta-feira, dia 13 de Agosto, no Theatro Club, a autarquia da Póvoa de Lanhoso apresentou à população a proposta de revisão do PDM.
“Culmina assim uma etapa extremamente importante do processo de revisão do Plano Director Municipal da Póvoa de Lanhoso. Uma longa etapa de seis anos que teve o seu início em Julho de 2008. Mas, porque é a etapa que antecede a mete, a sensação de cansaço dilui-se no regozijo do objectivo cumprido”, anunciou o vereador Armando Fernandes.
O caminho trilhado ao longo destes anos não foi fácil, conforme destacou o vereador Armando Fernandes. “Integram a nossa Comissão de Acompanhamento 22 entidades. Não foi fácil, ao longo destes anos, lutar por aquilo que acreditávamos. Até por-que as sensibilidades são díspares. Se houve entidades que foram inexcedíveis na colaboração prestada, outras houve com quem tivemos de esgrimir fortes argumentos para conseguirmos ver as nossas propostas reflectidas no documento final”, apontou Armando Fernandes.
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, mostrou-se satisfeito com a apresentação da proposta do PDM e recordou que, quando chegou à Câmara Municipal, em 2005, o executivo por si liderado deu prioridade ao documento, uma vez que é importante para o desenvolvimento económico e social do concelho. O autarca recordou que o PDM é um instrumento de trabalho e de progresso do concelho. Dar a conhecer aos emigrantes, que marcam presença no concelho, a proposta do PDM foi uma das razões que levou a autarquia a apresentar o documento neste mês. O prazo de apresentação de sugestões ou reclamações, presencialmente ou através do site da autarquia, decorre até 25 de Setembro mas, segundo o presidente Manuel Baptista, poder ser alargado, caso se justifique.

Atendimento personalizado aos munícipes
Até 25 de Setembro, os munícipes têm à sua disposição, no edifício dos Paços do Concelho, um gabinete com atendimento personalizado, dedicado à discussão pública do PDM, onde podem consultar a proposta e apresentar as suas reclamações. Tais serviços podem também ser acedidos através da internet, no portal do município.

Conquistas e alterações do novo PDM
- Reserva Agrícola Nacional passa dos 64 para os 32%.
- Solo urbano mantém significativamente as mesmas percentagens do actual PDM. Aberto o caminho para a possibilidade de legalização de algumas empresas e edificações.
- Reordenamento dos espaços urbanos de forma a possibilitar a rentabilização de infra-estruturas públicas.
- Solo agrícola, em termos percentuais, aumenta ligeiramente, de forma sustentada para possibilitar o surgimento de mais projectos ligados à agricultura.
- Espaços dedicados às actividades económicas não sofrem alterações profundas. Parques industriais existentes respondem às necessidades dos próximos anos.