No Brasil

“Maria da Fonte” dá nome
a rancho folclórico

O XVII Festival Folclórico Gonçalo Sampaio contou, este ano, com a presença de um rancho internacional. Aos três ranchos do concelho - Covelas, Verim e Porto d’Ave, juntou-se o Grupo Etnográfico de Valbom e o Rancho Folclórico Maria da Fonte, do Brasil.
Pertencente à Casa do Minho do Rio de Janeiro, o Rancho Folclórico Maria da Fonte foi criado a 18 de Dezem
O edifício dos Paços do Concelho acolheu a cerimónia de boas-vindas ao Rancho Folclórico Maria da Fonte do Brasil. Para além de integrarem o Festival de Folclore, a comitiva teve a oportunidade de ficar a conhecer a história da heroína que dá nome ao rancho: a Maria da Fonte, assim como de visitar alguns dos locais mais emblemáticos do concelho.
“É com satisfação que os recebemos aqui no concelho. Ter um rancho da Maria da Fonte na Póvoa de Lanhoso, para nós é uma honra. A Maria da Fonte é a nossa heroína”, revelou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, dando a conhecer um pouco do concelho, nomeadamente o número de habitantes, as actividades económicas que marcam o território e as freguesias que integram as terras da Maria da Fonte.
“Somos um povo humilde. Gostamos de receber bem e ficamos contentes com a vossa actuação”, disse Manuel Baptista, revelando que, em Novembro deste ano, a cidade de Braga vai realizar uma geminação com a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Agostinho dos Santos, da Casa do Minho recebeu algumas lembranças, que marcam a passagem da comitiva pelo concelho da Póvoa de Lanhoso. O momento ficou também registado para a posteridade no livro de honra do concelho.
Manuel Baptista foi presenteado com o diploma de sócio benemérito da Casa do Minho do Rio de Janeiro, oferecido por Agostinho dos Santos, que preside àquela instituição.

Rancho com 98% de brasileiros
Apontando a data de criação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, 18 de Dezembro de 1954, Agostinho dos Santos revelou que, naquela época, a emigração para o Brasil era muito grande. “Quando foi fundado o rancho da Casa do Minho, ele tinha 99% de portugueses e apenas um brasileiro. Hoje, devido à falta de emigração, invertemos as coisas. São 98% brasileiros e 2% portugueses”, destacou o responsável da Casa do Minho do Rio de Janeiro.
bro de 1954, com o intuito de preservar as danças, cantares e tradições do Minho.