U. F. Calvos e Frades

José Costa: 
“Fazia todo o sentido
ligar as duas freguesias”

A rede viária, a água e o saneamento básico são as grandes necessidades na União de Freguesias de Calvos e Frades. José Costa abraça neste mandato um novo desafio: além de Calvos, preside também aos destinos de Frades. Juntamente com António Macieira, como secretário, e Adelino da Silva, como tesoureiro, promete trabalhar em prol do desenvolvimento de Calvos e Frades. 

Para além de S. Gens de Calvos, e fruto da reforma administrativa, abraça este mandato os destinos de Frades. Como está a decorrer este mandato?
O mandato está a decorrer dentro da normalidade. Já conhecia minimamente a freguesia de Frades, o que facilita todo este processo. A reorganização administrativa uniu estas duas freguesias, pelo que temos que trabalhar para o bem das gentes de Calvos e Frades, proporcionando-lhes, dentro das nossas possibilidades, melhores condições de vida.
O executivo da União de Freguesia tratará as duas freguesias da mesma forma e lutará pelo bem das suas gentes. Este executivo é constituído por pessoas das duas freguesias. Em, que presido à União de freguesias, resido em Calvos, e o secretário e o tesoureiro, os senhores António Macieira e Adelino Silva, residem em Frades. Procuraremos tratar as freguesias de igual forma.

Que obras já realizaram?
Neste momento, continuamos com a limpeza de caminhos e já realizamos a ligação do cruzamento da Quinta do Sol a Frades. Pavimentamos aquele troço em calçada à fiada, numa distância de 500 metros. Era um caminho que estava em terra batida. Agora que ambas as freguesias estão unidas, fazia todo o sentido realizar esta ligação entre ambas as freguesias.

É fácil gerir os destinos de duas freguesias?
O facto de já conhecer a freguesia de Frades e de ter na Junta dois elementos de Frades veio facilitar todo este processo. Juntando a isto os meus anos como presidente da Junta de Freguesia de Calvos, tudo se torna mais fácil. Não notei grandes dificuldades pois conheço todas as tarefas que dizem respeito ao dia-a-dia de uma junta de freguesia.

Quais as principais necessidades?

As necessidades são comuns a outras freguesias. No nosso caso, passa pelo abastecimento de água, pelo saneamento e a rede viária, terminando com os caminhos em terra, que já são poucos. O saneamento básico é uma grande necessidade. Em Calvos, o abastecimento de água ronda os 40% e o saneamento andará à volta dos 50% e em Frades é praticamente nulo. 

Que obras pretende executar neste mandato?

A construção de uma capela mortuária em Calvos é uma das obras que gostaríamos de concretizar neste mandato. A obra constava do plano de actividades deste ano mas só vai ser possível concretizá-la no próximo ano. Tive uma conversa com o sr. Presidente da Câmara, que me disse que este ano não poderia ajudar na sua construção da capela mortuária, mas que ajudaria no próximo ano. Em Frades, já temos capela mortuária. 
Há caminhos que estão em calçada à portuguesa que precisam de ser rectificados e, como disse anteriormente, queremos acabar com os caminhos em terra. Os tempos não são fáceis mas iremos, dentro das nossas possibilidades, concretizar as obras necessárias para as freguesias. Há obras que só com o apoio da Câmara Municipal é que se podem concretizar pois as freguesias não têm as verbas necessárias para a sua concretização.

Em concreto, que intervenções são necessárias na rede viária?
É necessário dar um arranjo nas estradas municipais. Um desses casos é a estrada que liga o centro de Frades à estrada nacional. Outro, é a estrada que liga Calvos a Serzedelo, que precisava de em alguns sítios de ser revista pois tem muitos buracos. Já marquei uma reunião com o sr. presidente da Câmara para falar das obras mais necessárias para Calvos e Frades.
Levarei estas e outras preocupações à câmara municipal.