Taça do Mundo de Oribtt

Davide Machado com o melhor
resultado de sempre

Apelidado como o melhor oribetetista português de sempre, o jovem povoense Davide Machado conseguiu um excelente resultado na ronda  inaugural da Taça do Mun- do de Orientação em BTT (Oribtt), realizada na Dinamarca. Davide Machado conseguiu o segundo lugar na prova inaugural na modalidade de longa distância, a apenas três segundos do vencedor, num resultado classificado como histórico para a modalidade em Portugal.
Davide Machado, em declarações ao ‘Maria da Fonte’ considerou que este foi um “resultado de sonho”.
“Significa muita coisa mas, principalmente, demonstra que o empenho e dedicação dão resultados e ao mesmo tempo vem motivar-me para o que ainda está para vir. A época passada foi de altos e baixos e a nível internacional os resultados obtidos nem sempre foram os mais desejados, na sua maioria causados por avarias mecânicas e mui-tos azares.  Mas, este resultado faz com que esta época internacional comece da melhor forma e me faça sonhar com um pouco mais no futuro. Para além do significado pessoal, revejo neste resultado uma espécie de recompensa para todas as pessoas que me rodeiam, para todas as pessoas que me apoiam e sempre me disseram que seria capaz e principalmente para todas as entidades e patrocinadores que de uma forma ou de outra tudo tem feito, para me possibilitarem as melhores condições possíveis”.
As provas de longa distância são as preferidas de Davide Machado. Recorde-se que existem várias categorias na modalidade: Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas, esta última disputada em equipas de três elementos.
“Tenho uma preferência pela distância longa principalmente por me considerar um atleta mais físico e tirar partido disso mesmo, nas distâncias mais longas. No entanto, a orientação em BTT é uma modalidade que depende de um equilíbrio, entre uma boa leitura de mapa (parte técnica) e um rápido andamento ao mesmo tempo (par-te física), sendo que as provas são cronometradas e vence quem fizer o menor tempo”, explica o atleta povoense.

Próxima ronda na Suécia
De 17 a 20 de Julho, disputa-se, na Suécia, a segunda ronda da Taça do Mundo de Oribtt. No dia 18, disputa-se a distância média, seguindo-se, a prova de sprint, no dia 19 e, no último dia, a etapa de longa distância.
“Os objectivos iniciais para as duas Taças do Mundo passavam por pontuar o máximo possível, de forma a conseguir entrar no ‘red group’ (top10) para o Campeonato do Mundo a decorrer na Polónia, no mês de Agosto próximo. No entanto, depois deste resultado obtido nesta Taça do Mundo, os objectivos passam por tentar fazer um pouco mais do que inicialmente previa. Neste momento, e depois de conseguir provar a mim mesmo que sou capaz, vou tentar uma vez mais entrar no top10 da classificação geral e tentar um novo pódio na distância longa”, aponta Davide Machado.