Santo Emilião

Festas em honra de S. Bento
animam freguesia

A freguesia de Santo Emilião vive, por esta ocasião, dias de grande animação, com os festejos em honra de S. Bento. Iniciadas a 4 de Julho, as novenas têm o seu culminar neste sábado, dia 12 de Julho, num acto que decorre a partir das 20.30 horas.
Nesta sexta-feira, dia 11, pelas 20.30 horas, celebra-se em missa cantada em honra de S. Bento, pelo grupo coral daquela freguesia. Findo o acto religioso, as festas prosseguem, pelas 21.30 horas, com a actuação do grupo de bailarinas ‘Night Blue’, à qual se segue, uma hora mais tarde, a actuação do grupo “Estrelas da Meia-Noite”.
A banda musical ‘Myllenium’ é a grande atracção de sábado, dia 12, numa actuação a iniciar pelas 22 horas. O segundo dia dos festejos fica também marcado pelos gaiteiros  ‘Os Divertidos’, de Delães, que percorrerão os lugares da freguesia.
O principal dia de festa, o domingo, dia 13 de Julho, é anunciado com uma salva de morteiros. Às 11 horas, o Mosteiro de S. Bento acolhe a missa solene, abrilhantada pelo grupo coral da freguesia. De tarde, pelas 14h30, dá-se a entrada em desfile da Banda Musical das Caldas das Taipas e, uma hora depois, é a vez da Fanfarra de S. Torcato entrar no recinto das festas.
Às 17 horas, têm início os actos religiosos, aos quais se segue a procissão, com diversos andores, figurantes e o Carro do Coro das Virgens.
Um concerto Musical pela Banda Musical das Caldas das Taipas tem o seu início pelas 19 horas. À noite, a partir das 22 horas, a animação está a cargo de “Hélder Baptista” e sua banda.
‘Zé Amaro’ e sua banda é a grande atracção de Segunda-feira, dia 14, último dia dos festejos, numa actuação a iniciar pelas 22 horas. O último dia das festividades fica também marcado pela celebração, às 20.30 horas, da missa em honra de todos os habitantes e emigrantes vivos e falecidos da freguesia.