Via Cova

Vila romana recebe
nova intervenção 

Desde 1990 que a villa romana de Via Cova, na freguesia de Lanhoso, não recebe qualquer intervenção ou valorização. Volvidos 24 anos, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, naquele local uma nova intervenção. O projecto contará com o apoio de voluntários, assim como da Junta de Freguesia de Lanhoso.
“O objectivo passa por criar condições para que as ruínas da villa, descobertas em 1990, possam ser convenientemente interpretadas e posteriormente musealizadas, garantindo a fruição pública por parte da comunidade escolar em particular e do público em geral. Os trabalhos arqueológicos deverão ser iniciados no dia 4 de agosto de 2014, e estarão concluídos em finais do mesmo mês. Irão decorrer entre as 8 horas e as 13 horas”, esclarece a autarquia, dando conta de que “este sítio arqueológico reveste-se de significativa importância para o estudo do  espaço rural em torno de Bracara Augusta, em época romana.

A importância da nova intervenção
“Esta escavação reveste-se de significativa importância para a valorização e estudo da presença romana no concelho da Póvoa de Lanhoso. Estes trabalhos arqueológicos só serão dados como concluídos após a devida musealização e interpretação da estrutura, passando a dispor o nosso território, desta forma,
“Pretende-se, por isso, valorizar o património arqueológico concelhio, enquanto fonte de conhecimento dos nossos antepassados; valorizar as ruínas romanas, tendo em conta a carência de sítios visitáveis atribuíveis a este período cronológico; integrar este local em roteiros turísticos; incluir este local nos planos educativos; e disponibilizar a história deste sítio no site da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso”, dizem ainda os responsáveis da edilidade povoense.
de mais um recurso patrimonial”, adianta a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.