U.F. Verim, Friande e Ajude

José Manuel Silva
“Temos resolvido um enorme 
conjunto de situações”

Além de Ajude, José Manuel Silva, assume neste mandato os destinos de Verim e Friande. A reforma
administrativa veio trazer alterações ao mapa das freguesias no concelho.
A tarefa é exigente mas o trabalho desenvolvido pelo executivo da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude tem sido agradável a gratificante.

Além de Ajude, assume, neste mandato, as freguesias de Verim e Friande. Como estão a ser estes primeiros meses?
Tem sido muito agradável e gratificante, enquanto desafio, mas é também muito exigente, dado o tempo e a disponibilidade que são precisos para o exercício das funções. De referir que, preocupei-me, com grande sentido de responsabilidade, quer para a Junta como Assembleia, em ter elementos de reconhecida competência e qualidade e isso, em qualquer circunstância, é um aspecto muito positivo e é para mim um privilégio ter uma equipa com um elevado espírito de missão, o que leva que, frequentemente, sejamos prejudicados nas nossas vidas familiares, sociais e até econó- micas. Mas, por amor à causa e à terra, temos implementado e resolvido um enorme conjunto de situações que são, por vezes, incompreensíveis para a esmagadora maioria da classe política.
Neste período de exercício de mandato, já procedemos às várias intervenções de limpeza, de melhoramentos de arruamentos e águas pluviais e de criação do nosso logotipo e do programa juntAmiga, entre outros.

O que é o programa JuntaAmiga?
No âmbito da prossecução de uma política social com responsabilidade, e com a responsabilidade e preocupação de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos residentes, em especial dos grupos sociais mais vulneráveis como são os casos dos idosos, dos portadores de deficiência ou doença prolongada com reduzidos meios de subsistência, foi concebido o regulamento do projecto juntAmiga, com o intuito de dar profundidade a uma política social. O projecto juntAmiga destina-se a apoiar, através de visitas domiciliárias, acompanhamento nas suas deslocações, divulgação de programas com especial interesse social, e outras tarefas necessárias à boa execução do serviço.

Destacou a criação do logotipo. Qual a sua importância?
O logotipo é imprescindível para o reforço da imagem da Freguesia.

É fácil gerir as preocupações e necessidades da União de Freguesias?
Nuna é fácil gerir uma junta de freguesia.

O atendimento é realizado nas três sedes de junta?
Sim.  O atendimento ao público é realizado nas três sedes das Juntas de Freguesia. Assumimos o compromisso de exercer uma presidência de proximidade procurando fazer sempre o melhor pelo interesse das populações dos três territórios.

A agregação de freguesias trouxe alguma coisa de bom?
Foi publicada uma lei que obrigou Portugal a reduzir o número de Juntas de Freguesia. Perante a lei, a redução obrigatória das Juntas de Freguesia ou era realizada localmente e aprovada nas Assembleias Municipais ou era realizada por uma Unidade Técnica a partir de Lisboa.
Perante o inevitável, defendi a aprovação na Assembleia Municipal, porque tinha a certeza, conforme veio a acontecer, que uma proposta elaborada pela Unidade Técnica a partir de Lisboa seria muito mais penalizadora para as nossas freguesias. Respeitei, porque vivemos em democracia, mas não defendi a opção de remeter para Lisboa uma decisão tão importante, até porque, segundo a mesma lei, se a proposta de reordenamento tivesse sido aprovada em sede de Assembleia Municipal as freguesias agregadas iriam ser beneficiadas na atribuição de verbas pelo poder central.
 A opção de remeterem o reordenamento para a Unidade Técnica em Lisboa fez com que as freguesias agregadas de Verim, Friande e Ajude percam cerca de 40 mil euros nos próximos quatro anos.

O abastecimento de água e saneamento é a preocupação de muitos autarcas. Como estão as três freguesias quanto à rede de água e saneamento?
A rede de saneamento ainda não existe. Relativamente à rede de água, o território de Verim e Ajude já estão cobertos pela rede e pretendemos, neste mandato, fazer a cobertura da rede de água no território de Friande.