Casa de Trabalho de Fontarcada

Um local de afectos

A Casa de Trabalho de Fontarcada foi fundada no já distante ano de 1939, como ‘Casa de Protecção’, pelo Padre David Rodrigues Novais. A casa destinava-se ao “amparo de pessoas abandonadas, especialmente àquelas que sofriam de deficiências do foro mental”.
A instituição é, desde 3 Dezembro 1982, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), que tem por objectivo o princípio da solidariedade e da justiça entre os indivíduos, elevando o seu nível social, moral e cívico na sociedade portuguesa e recorrendo, por isso, a todos os métodos científicos, técnicos e práticos mais eficientes.
Hoje, a ‘Casa de Trabalho’ acolhe trinta e cinco internas no primeiro Lar da instituição (Lar Residencial Feminino), internas essas que têm dife-rentes idades e capacidades diversas. São estas utentes provenientes das mais diferentes áreas geográficas do país porque ‘Casa de Trabalho’, sendo, à época, uma instituição única no género, “recebia pessoas oriundas de toda a parte”.
Faltou, contudo, na obra inicial, um lugar para os deficientes do sexo masculino. Por isso, coube ao director, Padre Manuel Magalhães dos Santos, a integração desses utentes, com a construção e inauguração do ‘Lar de Deficientes Profundos Masculinos’ e, também, do ‘Centro de Actividades Ocupacionais’ e ‘Lar de Idosos’, o que ocorreu em 25 de Maio do ano 2000.
No fundo, a Casa de Trabalho de Fontarcada consubstancia a vonta-  de de praticar o “bem sem olhar a quem”, iniciado há quase setenta anos pelo Padre David Novais, que o Padre Magalhães dos Santos continuou e alargou de forma irrepreensível e à custa de imensos sacrifícios, podendo, hoje, ser considerada uma instituição modelar, não apenas ao nível do concelho da Póvoa de Lanhoso mas também de toda a região.