Póvoa de Lanhoso

Eco-espantalhos recuaram 
à época quinhentista

A Associação ‘Em Diálogo’ e a Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio foram os grandes vencedores do concurso de Eco-espantalhos, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Espaço Jovem. A comemoração dos 500 anos dos Forais Novos foi o tema do concurso, com os eco-espantalhos a recuar à época quinhentista. Os eco-espantalhos adornaram o Largo António Lopes, desde o dia 30 de Maio até à passada quarta-feira, dia 11 de Junho.
Através da utilização de materiais reciclados ou passíveis de reciclagem, as IPSS’s, instituições, jardins-de-infância e escolas do concelho apresentaram 14 eco-espantalhos, que poderam ser apreciados, até 11 de Junho, no jardim do Largo António Lopes, na vila da Póvoa de Lanhoso.
Na categoria destinada às IPSS’S e instituições, o grande vencedor foi o ‘Camões’, apresentado pela Associação ‘Em Diálogo’, com a Casa de Trabalho de Fontarcada e o Centro Teresiano de Verim a ficar no 2.º e 3.º lugar, respectivamente. No que diz res-peito ao escalão destinado às escolas e jardins-de-infância, o primeiro lugar foi alcançado pela Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio, logo seguida, no 2.º lugar, da EB 1/JI de Simães, em Fontarcada, e do Centro educativo D. Elvira Câmara Lopes, em 3.º lugar. Recuperar tradições que se vão perdendo, dando-as a conhecer aos mais novos, é um dos objectivos da iniciativa, conforme referiu a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, e responsável pelas pastas a Juventude e Desporto, Gabriela Fonseca, que se mostrou satisfeita pelos trabalhos trazidos a concurso pelas instituições, IPSS’s e escolas do concelho.
Para assinalar a abertura da exposição dos eco-espantalhos, uma das utentes da ‘Em Diálogo’ preparou a letra de uma canção que, depois dos devidos arranjos, foi entoada pelos utente daquela instituição. Para esta quinta-feira, dia 12 de Junho, a proposta passa, no Largo António Lopes, pelo concurso Heart Parede, em que as questões ambientais não são esquecidas, com o município a desafiar as escolas e instituições do concelho a adornar os corações de filigrana com materiais reciclados.