Momento de fé

Fé levou povoenses 
ao Monte do Pilar

O arciprestado da Póvoa de Lanhoso viveu, no domingo, dia 18 de Maio, o seu momento alto de fé, com a realização da Peregrinação ao Pilar. O bom tempo marcou presença e uma verdadeira multidão rumou, desde a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na vila da Póvoa de Lanhoso, até ao alto do Monte do Pilar, onde aí foi celebrada a eucaristia, presidida pelo Cónego Valdemar Gonçalves, Vigário Geral da Arquidiocese de Braga.
As paróquias fizeram-se representar pelas suas bandeiras, grupos de catequese, grupos de jovens e fiéis. A estes, juntaram-se também as confrarias e os escuteiros do concelho. O poder civil fez-se também representar. O presidente Manuel Baptista, e os vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso acompanharam as cerimónias religiosas.
Inicialmente, o andor de Nossa Senhora do Pilar foi levado em ombros pelas gentes de Lanhoso que, mais tarde, o passaram aos elementos do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanoso. Uma guarda de honra, pelos soldados da paz povoenses, acompanhou o andor durante a peregrinação até ao alto do monte. O momento foi de fé e devoção mas também de convívio. As doceiras e os vendedores de fruta espalharam-se pelas redondezas e, pelo movimento registado, o dia correu de feição aos vários vendedores.