Empreendedorismo nas escolas

‘Animal Bomb’ é o representante
da Póvoa de Lanhoso no IN.AVE  
 

O projecto ‘Animal Bomb’ foi o escolhido para representar o concelho da Póvoa de Lanhoso na final intermunicipal do “Empreendedorismo nas Escolas”, no âmbito IN.AVE, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave. Filipa Gonçalves, Adriana Cunha e Cátia Silva, alunas do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Recepção, da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, apresentaram o projecto vencedor, coordenado pela professora Paula Henriques.
‘Animal Bomb’ é uma capa, com aspecto de peluche, para aplicar nas bombas de asma, evitando algum constrangimento que possa ser sentido pelos mais pequenos. Foi o elevado número de crianças asmáticas que levou as jovens alunas a avançar com a ideia. A Póvoa de Lanhoso, no que concerne ao empreendedorismo nas escolas, apresentou 28 projectos a concurso, número esse que obrigou a uma semi-final a 8 de Maio. Dos 28, foram escolhidos 10 projectos que marcaram presença na final concelhia, realizada na tarde de quinta-feira, dia 15 de Maio, no Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Felizes mas conscientes da responsabilidade que é representar as escolas do concelho na final, Filipa, Adriana e Cátia ficaram surpreendidas com a vitória. “Acho que é um projecto inovador porque é uma maneira diferente de utilizar as bombas de asmas e evita que, por vezes, as crianças se sintam inferiores”, revelou uma das alunas.
Felicitando o Agrupamento da Póvoa de Lanhoso pelo envolvimento na iniciativa, Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, mostrou-se agradada com os projectos apresentados, fazendo votos para     que na próxima etapa vença um projecto da Póvoa de Lanhoso. Na cerimónia, marcaram também presença os representantes da CIM do Ave, do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

Escolas são parceiro privilegiado da autarquia
As escolas têm sido um dos parceiros privilegiados da autarquia no desenvolvimento das suas actividades. Um desses exemplos aconteceu, de 22 a 24 de Abril, com a realiz da Semana da Educação, num evento que uniu a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e os agrupamentos de escola do concelho, num programa diversificado e alargado a diferentes públicos. O arranque da Semana da Educação, a 22 de Abril, ficou marcado por um passeio a pé, e de bicicleta, que percorreu a rota das Eco escolas e envolveu 650 crianças e jovens do concelho, num dia em dedicado à mobilidade sustentável. O programa integrou, de entre outros, a sensibilização em relação a comportamentos de risco no desporto, a promoção da leitura e a educação para o empreendedorismo.
ação