Garfe

Festa da Senhora do Monte 
e aniversário dos escuteiros

Os dias 31 de Maio e 1 de Junho foram de festa na freguesia de Garfe. O aniversário do CNE de Garfe e a Festa de Nossa Senhora do Monte foram razões mais do que suficientes para levar um grande número de populares até ao alto do Monte de Gondiães, onde se realizaram os festejos. O ambiente foi de convívio e de muita alegria. Os escuteiros assinalaram a maioridade, completando 18 anos de vida. As comemorações ficaram marcadas pela realização de um acampamento e missa com promessas. No domingo, dia 1 de Junho, Dia da Criança, os mais pequenos não foram esquecidos e foram lançados balões, como forma de assinalar a data.  Este ano, assinalaram-se os nove anos da construção da capela da Senhora do Monte, assim como da construção da estrada de acesso  ao templo. No decurso da eucaristia, pelas 10 horas de Domingo, o padre Luís Fernandes não esqueceu todos quantos contribuíram para a construção da capela.
Assumindo o escutismo como a melhor proposta de valores para os jovens, o sacerdote deixou alguns números: 28 milhões de escuteiros no mundo; 70 mil em Portugal; 400 no concelho da Póvoa de Lanhoso e cerca de 80 em Garfe.
“Continuai com a mesma vontade, com a mesma alegria do primeiro momento”, pediu o padre Luís.
“Valeu a pena termos apostado na construção desta capela. A capela trouxe a estrada e logo atrás de si o campo dos escuteiros, um  dos melhores campos de escuteiros espalhados pelo norte de Portugal”, disse ainda o padre Luís. Os agradecimentos estenderam-se aos benfeitores, junta de freguesia e Câmara Municipal.
Para além da celebração da Eucaristia com promessas, o último dia de festejos ficou marcado pela oração da tarde, procissão e actuação do Rancho Folclórico de Garfe.