Dia Mundial da Criança

DiverFantasia faz delícias
dos mais pequenos

O Diverlanhoso preparou, de 26 de Maio a 1 de Junho, m mundo de fantasia  para os mais pequenos. Tudo foi preparado a pensar nas crianças e o parque de desporto aventura transformou-se, naquele período, no DiverFantasia.
Escalada, insufláveis e trampolins, fantoches e contos, pinturas faciais, magia, artes plásticas e reciclagem assumiram-se como os ingredientes para uma receita onde a alegria e a diversão foram uma constante. Na sexta-feira, dia 30 de Maio, e dia em que S. Pedro se associou à festa com um radioso sol, o DiverFantasia acolher cerca de 500 crianças. A GNR marcou presença e o evento contou com uma demonstração de meios ao serviço daquela força militar. A iniciativa partiu da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso e os mais pequenos ficaram a conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela GNR. Militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente em Zona Específica (EPNAZE), secção de trânsito, Equipa de Cinotécnica e Núcleo de Programas Especiais participaram no evento que contou, também, com uma campanha de sensibilização para os fogos florestais, com a entrega de folhetos.
A CIM do Ave fez-se também representar, com um posto móvel. Através de vá-rios vídeos, os mais pequenos receberam conselhos de segurança em casa e na rua.
E na tarde de sexta-feira, a Gi, um Retriever Lavrador, que integra a Equipa Cinotécnica da foi a estrela da festa. Acompanhada do Cabo Peixoto, fez as delícias dos mais pequenos. Treinada para detectar explosivos, a Gi, com dois anos de idade, não deixou o crédito por mãos alheias.
Iniciado a 26 de Maio, o Diverfantasia termina hoje, domingo, numa data em que os mais pequenos celebram o seu dia. A edição deste ano conta com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Theatro Club, que assegura as actividades artísticas.
Com 6 anos, o Gonçalo Vilarinho, da Escola EB 1 de Gandra, em Ferreiros, no concelho de Braga, desconhecia que a GNR tinha equipas de combate aos incêndios e foi, com grande alegria, que, por breves momentos, combateu um “incêndio”. Gostou de tudo o que viu no DiverFantasia, em especial de poder conhecer os vários meios ao serviço da GNR.
Bruna Faria, de 9 anos, da mesma escola, já conhecia o Diverlanhoso mas esta foi a primeira vez que veio ao Diverfantasia. “Está a ser muito divertido e giro. Gostei muito dos insufláveis”, disse a Bruna.
Para a Fabiana Silva, a escalada foi o mais divertido. Para a Ana Francisca, esta foi a primeira vez que visitou o Diverlanhoso. Também ela adorou a escalada.