Semana Santa

Compasso pascal  
percorreu o concelho

A tradição voltou a cumprir-se, com o compasso pascal a percorrer as paróquias do concelho. As flores espalhadas pelo chão, a campainha a tocar e os foguetes a estoirar anunciaram dias de festa e de fé. Celebrou-se a Ressurreição de Cristo e viveram-se momentos de grande confraternização.
As ruas e os lugares ganharam nova vida e foram vários os filhos da terra que se deslocaram de vários pontos do país e do estrangeiro para participar nas cerimónias pascais. Em alguns locais, o arco pascal voltou a erguer-se. Foi também o reencontro de amigos e familiares.
Em muitos locais, o sacerdote acompanhou o grupo de paroquianos que levou a Cruz de Cristo aos vários lares. Dada a bênção e a cruz a beijar aos váconfraternização entre os presentes. O momento foi também o de pagamento dos direitos paroquiais ao sacerdote. Em muitos locais, cada chefe de família entregou dois envelopes: os direitos paroquiais e o folar para o sacerdote. Longe vão os tempos da rasa de milho ou do cântaro de vinho levado a casa do sacerdote. Mudam-se os tempos, mudam-se os costumes mas a tradição do compasso pascal permanece nas nossas aldeias. Jovens e adultos integraram os vários compassos, não deixando desaparecer a tradição.