25 de Abril

Actividades desportivas
e culturais marcaram 
as comemorações

Na Póvoa de Lanhoso, as comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril ficaram marcadas por um conjunto de actividades desportivas e culturais, às quais se juntou a cerimónia solene do içar das bandeiras. Imagem de marca das comemorações, as actividades desportivas contaram com a participação de cerca de 800 povoenses, entre crianças e adultos. Andebol, basquetebol, futebol, jump, spinning, zumba, hidroginástica e ginástica geriátrica foram algumas das propostas.
O programa deste ano contou com algumas novidades: uma exposição de pintura, na galeria do Theatro Club, da autoria de Camille da Silva; o espectáculo “(R)Evoluções”, pelos alunos das oficinas de formação teatral do Theatro Club e outros participantes; e “40 anos do 25 de Abril”, pela Oficina de Teatro da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
As comemorações iniciaram-se pelas 10 horas, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do içar das bandeiras, pelos líderes dos três partidos com assento na Assembleia Municipal, e num momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereadores, presidentes de junta e elementos da Assembleia Municipal, aos quais se juntaram alguns povoenses, num acto solenizado pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Levar cada vez mais povoenses a participar nos vários momentos que integram as comemorações do 25 de Abril é um dos objecti
“Temos que arranjar forma de envolver, ainda mais, a população e as associações do concelho, atraindo mais gente e envolvendo cada vez mais os povoenses”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Quando se deu o 25 de Abril, eu estava a estudar. Foi a uma Quinta-feira e eu estava numa aula de português. Estes quarenta anos de Liberdade foram positivos para Portugal. Há coisas que podiam ter sido feitas de forma diferente. Espero que estes 40 anos de democracia sirvam de exemplo para as novas gerações. Que seja feito um balanço do que foi bem feito e mal feito pois ainda estamos a tempo de corrigir. Temos um país que tem tudo para dar certo e uma juventude capaz. Nunca poderemos esquecer o passado mas temos que dar um passo em frente, que é pensar no futuro. O futuro depende só de nós, referiu o autarca ao “Correio do Minho”.
vos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pelo que, no próximo ano, o programa contará com mais novidades.