Centro Social de Monsul

Solidaridade como missão

Inaugurado a 23 de Novembro de 1995, o Centro Social e Paroquial de Monsul tem centrada a sua actividade no Serviço de Apoio Domiciliário.
O padre António Lopes e o padre Fernando Senra estiveram na génese da sua criação. Os dois sacerdotes entenderam ser extrema necessidade a construção de uma entidade que fosse capaz de prestar apoio a cidadãos que se encontrassem em situação de isolamento e de exclusão, nomeadamente os mais idosos. 
É assim que surge o Centro Social de Monsul que, pelo decreto-lei nº 119/83, viu reconhecido o papel de Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), sem fins lucrativos.
“Esta instituição surge para combater problemas e necessidades sociais, tais como a falta de equipamentos/serviços para idoso, visto ser uma zona muito carenciada a nível de estruturas sociais; o isolamento/solidão da população idosa; e o abandono familiar dos mesmos. Outro factor deve-se ao elevado envelhecimento populacional e um acelerado ritmo social, o que não permite às famílias terem a cargo os seus idosos. O concelho da Póvoa de Lanhoso, à semelhança do que acontece por todo o país, tem registado ao longo dos últimos anos, um envelhecimento da população residente, com a consequente alteração da sua pirâmide etária. Existem cada vez mais pessoas idosas e neste sentido, é necessário criar condições para que esta faixa da população tenha um nível de vida com qualidade”, esclarece a directora técnica, Ricardina Mendes Costeira.
“Estando perante uma população envelhecida, esta freguesia depara-se, como já salientado, com o facto das respostas da acção social existentes serem insuficientes, na medida em que os problemas de solidão, isolamento e dependência que afectam a população idosa exigem respostas de apoio adequadas a terceira idade”, aponta a responsável.
O Centro Social e Paroquial de Monsul, vem praticando desde a sua fundação, em 1995, a solidariedade social prestada através do Serviço de Apoio Domiciliário. No seu início, o Centro Social fornecia serviço a apenas 8 idosos, de três freguesias  circunvizinhas - Moure, Monsul e S. João de Rei, que recebiam em casa, todos os dias, incluindo Sábado e Domingo, alimentação e cuidados de higiene.
Um novo acordo celebrado com o Centro Regional da Segurança Social, autorizou o Centro Social a alargar a inscrição do número de utentes, de dez para vinte utentes.
“Em 21 de Setembro de 2003, a direcção é tomada pelo presidente padre Marco Paulo da Costa Alves Gil. O Centro Social e Paroquial de Monsul prestava então, apoio domiciliário a 35 utentes (idosos e deficientes) de sete freguesias do baixo concelho: Águas Santas, Geraz do Minho, Friande, Moure, Monsul, S. João de Rei e Verim. Em Setembro de 2012, a direcção é tomada pelo actual presidente da Instituição Padre António Rafael Moreira Poças”, esclarece a directora técnica.