Fontarcada

ISAVE foi vendido
mas mantém-se  na freguesia

A notícia foi trazida a público pelo ‘Correio do Minho’, que deu conta que “a EPATV- Escola Profissional Amar Terra Verde adquiriu o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave- ISAVE - através do concurso público que foi publicado pelo administrador de insolvência daquele instituto superior”.
“Estamos na fase de formular o processo junto da Direcção-Geral do Ensino Superior no sentido de homologar a nova entidade proprietária”, referiu ao CM, João Luís Nogueira, director da EPATV. A referida homologação de-verá ser publicada a curto prazo. Em declarações ao “Correio do Minho”, o responsável adiantou que “é sob o lema ‘Uma Nova Ambição, Um Novo Rumo’ que está já a ser preparado o novo ano lectivo no ISAVE.
Um dos objectivos que a nova entidade proprietária pretende consolidar com esta aquisição é a criação da tão desejada Escola Superior de Gastronomia que, de acordo com João Luís Nogueira, deverá abrir portas já no ano lectivo de 2015/2016. Para além da criação desta nova escola, o director da EPATV frisa que outro dos objectivos passa por manter na região uma oferta superior de tecnologias ligadas à saúde, assim com a implementação dos designados cursos técnicos superiores, com duração de dois anos. Numa outra entrevista, também ela ao ‘Correio do Minho’, João Luís Nogueira referiu que “o ISAVE voltou à freguesia de Fontarcada, voltou às origens. É lá que vamos desenvolver as 160 vagas do próximo ano lectivo, 45 em Enfermagem, 45 em Fisioterapia, 15 em Terapia Ocupacional, 25 em Prótese Dentária, 15 em Farmácia e 15 em Terapia da Fala”.
“Não vamos abrir vagas para os cursos de Higiene Oral, Radiologia e Análises Clínicas e Saúde Pública. Provavelmente, estas três áreas serão as que serão internacionalizadas mais rapidamente, vamos abri-las em África”, disse ainda aquele responsável.
Depois de vários anos em Fontarcada, o ISAVE mudou-se para Geraz do Minho. O processo de insolvência trouxe novamente o ISAVE, neste ano lectivo, para Fontarcada, onde as forças vivas da freguesia e do concelho esperam que se mantenha.