Comemorações dos 500 anos dos Forais Novos

O passado regressa ao presente

A vila da Póvoa de Lanhoso assume uma nova roupagem por estes dias, regressando ao século XVI, por ocasião das comemorações dos 500 anos dos Forais Novos. Neste mês de Maio, as comemorações ficam marcadas pela realização de um congresso e feira medieval. Iniciado nesta quinta-feira, dia 15 de Maio, o congresso estende-se até sábado, dia 17. 
“A importância de assinalar os 500 anos dos Forais Novos é valorizar aquilo que somos, a nossa identidade enquanto município, dos mais antigos municípios do distrito. Promovemos, nesse sentido, um conjunto de actividades, durante todo o ano, que nos permitam assinalar essa efeméride”, explica o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
“O Congresso visa juntar aqui uma série de académicos que vão discutir a problemática dos forais novos mas trazer para a ordem do dia uma questão muito actual que é a questão da reforma administrativa do território. Estamos convencidos que vai ser um congresso que vai trazer aqui discussões muito actuais”, salienta Armando Fernandes.
Ao congresso junta-se, também, a Feira Quinhentista, de quinta-feira, dia 15, a Domingo, dia 18 de Maio, numa parceria com a Associação de Artesãos do Minho, à qual se junta os agrupamentos de escolas e outras instituições do concelho.
“O objectivo é não só mostrar um pouco daquilo que  era uma Feira à época mas, fundamentalmente, mostrar aquilo que somos hoje enquanto município que tem dinâmicas e que vale a pena visitar, enquanto município que tem gastronomia, que tem atractivos para que as pessoas, sobretudo dos municípios vizinhos, possam passar aqui momentos agradáveis”, referiu ainda o vereador Armando Fernandes.
A Feira Quinhentista, de-corre na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, das 10 às 24 horas, contando com animação permanente. Artes Circenses, espectáculos de fogo, mostra de armas, oficina de ferreiro, cozinha medieval, saltimbancos, jogos tradicionais e dança oriental são algumas das propostas. Do programa consta, no dia 16, às 21h30, nos Paços do Concelho, a comédia quinhentista ‘1514’, da autoria e encenação de Maíra Ribeiro, directora artística do Theatro Club, à qual se segue um espectáculo de “fogo oriental”.
No sábado, dia 17, as propostas passam pela desfile histórico (15 horas), encenação e leitura da Carta de Foral (16 horas), espectáculo “Julgamento dos Infiéis (22 horas), Queimada Galega (22h30) e espectáculo de fogo “Diabos” (23 horas).
No último dia, no Domingo, pelas 12 horas, realiza-se o anúncio do cerimonial de casamento, com a boda, um casamento camponês do sé XVI a decorrer pelas 15h30. Às 18 horas, realiza-se a cerimónia de encerramento.
culo