EDITORIAL

Armindo Veloso




 
Também perdi

Como presunção e água benta cada um toma a que quer, também vou tomar a minha dose, fazendo parte do jogo das Europeias e dizer que também me sinto derrotado.
Fui dos milhares de pessoas que falaram ou escreveram a sensibilizar os eleitores para irem votar nas eleições europeias. Ainda foram menos do que há cinco anos. Ai os grandes ‘malandros’.
Só que os tais ‘malandros’ têm sempre razão e assim sendo só nos resta analisar porque assim foi.
Os partidos extremistas cresceram por toda a Europa. O embrião passou a feto e não me parece que não conti-nue a crescer. Até onde?
Dentro das nossas portas e analisando o jogo político entre as diversas forças apetece-me dizer que sendo certo que a coligação mais à direita no nosso espectro partidário, que governa o país com as condicionantes e políticas que todos sabemos, ó se sabemos, teve o pior resultado, em números, desde sempre, nunca vi uma vitória a ser tão amarga como foi a do PS.
Depois de três anos de aplicação de medidas nunca vistas nem nunca imaginadas por muitos, o Partido Socialista, alternativa óbvia e natural de governo só poderia ter um resultado e esse seria muito mais expressivo do que aquele que teve. Só há, na minha opinião, um motivo passado: o último governo de José Sócrates ainda está muito presente na cabeça das pessoas e outro presente: este PS, de António José Seguro, não convence.
A grande maioria das pessoas ficaram nas suas vidas impávidas e serenas.
As que foram votar dispersaram os seu votos de uma forma nunca vista.
Vimos uma coligação com o pior resultado de sempre com os olhos brilhantes de alegria e vimos um partido vitorioso com suores frios na testa.
Vai haver novidades a breve prazo no PS. Ai vai vai.
Arredondando, 66% de abstenção; 7% de votos num homem, MPT; 7% votos brancos e nulos; 9% de votos dispersos por uma dezena de partidos sem expressão. Portugal foi votar?
Com excepção da CDU, que teve um resultado muito bom, se Portugal foi votar foi para mostrar um cartão amarelo àqueles que nos governam há quarenta anos e a partidos que não são carne nem peixe como é o caso do Bloco de Esquerda.
Será desta que aprendem?...

PS - depois deste texto escrito, e quase publicado..., as novidades no Partido Socialista aí estão. Facas longas?

Até um dia destes.