Centro Social de Sobradelo da Goma

Centro completa
20 anos de existência

Foi a 18 de Setembro de 1994 que, na freguesia de Sobradelo da Goma, foram inauguradas as instalações do Centro Social e Paroquial. O Padre Aquilino Pereira, falecido a 2 de Maio de 2011, e um grupo de moradores deitaram mãos à obra na concretização de um sonho. Já lá vão quase vinte anos. Nas instalações do Centro Social, que precisa de uma intervenção e remodelação, funciona o serviço de Centro de Dia, com oito utentes, e o Serviço de Apoio Domiciliário, com 16 refeições. A estes, junta-se, também, o apoio à escola EB1 e JI, com 35 refeições.
Há cerca de dois anos, a comunidade uniu-se aos responsáveis do Centro Social na angariação de fundos para as obras nas instalações, nomeadamente a colocação de um novo telhado. O sonho caiu por terra em Janeiro de 2013, com os meliantes a levarem das instalações quase cinco mil euros. Na freguesia, há que afirme que a escola EB1 e o JI tem “os dias contados”. A concretizar-se, torna incerto o futuro da instituição.
Há 20 anos atrás, a população e o padre Aquilino Pereira sentiram necessidade de criar uma resposta que visse ao encontro das necessidades da população envelhecida. Contudo, o Centro de Dia é visto como o último recurso por parte de muitos idosos, que preferem manter-se nas suas habitações a frequentar as iniciativas que se ali se vão desenvolvendo.
“O objectivo primordial da instituição é apoiar e colaborar com os idosos e suas famílias na estabilização e/ou retardamento do envelhecimento no idoso. A população integrada no Centro Social abrange um restrito leque de idades, na medida em que a sua acção se processa apenas através das valências de Centro de Dia e Apoio ao Domicílio”, refere Cátia Silva, directora técnica do Centro Social de Sobradelo da Goma, apontando que, para além daquela freguesia, o apoio estende-se às freguesias de Esperança e Brunhais.
“A população idosa integrada na instituição apresenta idades compreendidas entre os 53 e os 93 anos de idade”, explica a directora técnica.
“Os objectivos gerais da valência Centro de Dia consistem na presta de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar. A valência de Apoio Domiciliário (SAD) consiste na prestação de cuidados básicos ao domicílio”, aponta ainda Cátia Silva vincando que “o interesse primordial da instituição rege-se essencialmente pelo retardamento ou atenuação do envelhecimento, pelo que o idoso deve ser, sempre que possível, estimulado tanto a nível físico como mental. A dinâmica num grupo de idosos promove a transição da maturidade à velhice ou vida activa à reforma. Assim, o idoso encara a velhice como uma nova etapa, um reviver com liberdade”.
O processo de candidaturas dos idosos define-se pelo preenchimento da ficha de inscrição e uma entrevista predefinida ao idoso e/ou familiares. A entrevista/avaliação irá determinar quais as necessidades do idoso e qual a resposta social mais adequada ao caso: Apoio Domiciliário ou Centro de Dia. Aos utentes, e em caso de necessidade, é prestado o acompanhamento psicológico e social.
ção