Teatro

Concurso Nacional consagrou peça ‘Macbeth’

‘Macbeth’ pelo Teatro de Carnide (de Lisboa) foi a grande vencedora da X edição do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso. A peça venceu seis das oito categorias em disputa, de entre as quais, melhor encenação e melhor produção (Prémio Ruy de Carvalho). A cerimónia de encerramento realizou-se na noite de 1 de Março, no Theatro Club, que foi palco da competição, que, durante cerca de um mês, reuniu nove companhias de todo o país.
A vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o vereador da Cultura, Gabriela Fonseca e Armando Fernandes, estiveram na sessão, que contou ainda com as presenças da Directora da Federação Portuguesa de Teatro para o CONTE 2014, Anabela Teixeira, e do Director Cultural da Fundação INATEL, Rui Sérgio. A organização pertenceu à Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, à Federação Portuguesa de Teatro e à Fundação INATEL.
Na sua intervenção, o Vereador da Cultura, Armando Fernandes, classificou de “excelentes” os espectáculos apresentados e deixou um primeiro agradecimento às pessoas que os proporcionaram. “Em nome da autarquia peço-lhes que aceitem o reconhecimento de quem teve a honra de vos receber. Bem hajam. Faço votos que levem um pouco da Póvoa de Lanhoso nos vossos corações”, referiu. Salientando que a cada ano que passa a fasquia vai subindo e a responsabilidade vai aumentando, o Vereador concluiu que “em boa hora o município da Póvoa de Lanhoso mergulhou nesta aventura com a Federação Portuguesa de Teatro e com a Fundação Inatel. Um casamento que tem dado frutos. Nas pessoas do Sr. Luís Mendes e do Dr. Rui Sérgio, quero endereçar às instituições parceiras a nossa gratidão na certeza de que teremos um longo caminho a percorrer na senda da valorização do teatro de amadores”.
Ausente da cerimónia por ser o dia do seu 87.º aniversário, Ruy de Carvalho, que empresta o seu nome ao galardão maior deste concurso, foi lembrado pelo responsável da autarquia. “Uma festa de família impediu-o de estar aqui hoje connosco como certamente seria seu desejo, mas fica registada também a gratidão do nosso município por tudo aquilo que nos tem proporcionado”.