Póvoa de Lanhoso

Estão aí as Festas de S. José

Feitas pelos povoenses, para os povoenses e para todos quantos visitam as ‘Terras da Maria da Fonte’. Assim se podem definir as Festas de S. José que  têm o seu início neste sábado, dia 8, e se prolongam até ao dia 19 de Março. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso volta a envolver as associações e instituições do concelho na organização das festividades. Profano e religioso de mãos dadas nas festividades em honra do santo padroeiro, com a vila da Póvoa de Lanhoso a regressar ao século XVI por ocasião do cortejo etnográfico, a 16 de Março. Recorde-se que, neste ano de 2014, completam-se os 500 anos da renovação dos Forais Novos, pela mãe de D. Manuel I.
Tal como a procissão em honra de S. José, no dia 19 de Março, com a presença dos andores dos santos padroeiros das 29 paróquias do concelho, o cortejo etnográfico, alusivo aos 500 anos da renovação dos Forais Novos, pelas 15 horas do dia 16 de Março, é um dos pontos altos do programa das festas.
Para além das associações do concelho, os funcionários da Câmara Municipal são parte activa nas Festas em honra de S. José. Por ocasião da apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, acompanhado dos vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes, realçou o envolvimento dos colaboradores da autarquia na preparação e na encenação de alguns dos quadros que integram o cortejo etnográfico.
 A estratégia que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a seguir ao longo dos últimos anos repete-se, com a autarquia a envolver as associações concelhias na organização dos festejos.
Música, exposições, folclore, actividades desportivas e religiosas fazem parte do programa das Festas de S. José. Mais do que o programa, o bom tempo é decisivo para o sucesso das festividades. Em termos musicais, Zé Amaro é o cabeça de cartaz das festas, com a actuação a estar agendada para a grande noite de festa, no sábado, dia 18 de Março, numa noite que conta com a actuação da DJ Lady Van.
Uma das novidades deste ano, e de acordo com o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, é a parceria com a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, entidade que assumiu a organização do programa nocturno das festas.
Quanto a custos, o valor deve rondar o do último ano, 60 mil euros, podendo mesmo ser inferior.

Envolvimento das instituições do concelho
Associação Desportiva de Todo-o-terreno da Póvoa de Lanhoso, Associação de Turismo, Clube de Caçadores, Associação de Cicloturismo, Secção de Pesca do Sport Clube Maria da Fonte. Moto Clube Maria da Fonte, Secção de Atletismo da Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio, Cooperativa Agrícola da Póvoa de Lanhoso e Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do distrito de Braga são as instituições que se associam à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na organização das festas. O concurso pecuário e a feira franca de S. José fazem parte a história das festividades de S. José, com o Concurso de Pesca a cumprir a sua 30.ª edição, logo seguido do Grande Prémio de Atletismo (29.ª edição) e do Grande Prémio de Tiro aos Pratos (14.ª edição).