Serzedelo

Idosa roubada em casa

Uma senhora, de 85 anos, foi roubada, na sua residência, por um homem que se fazia passar por vendedor de produtos têxteis. Tudo aconteceu na tarde do dia 18 de Fevereiro, no lugar da Portela. O homem levou cerca de 700 euros mas acabou por ser apanhado pelos vizinhos, que socorreram a idosa e prenderam o indivíduo até à chegada dos militares da GNR. Presente a Tribunal, foi-lhe decretada a prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga, onde aguardará até ao julgamento.
Segundo apuramos, o homem, de 53 anos, residente em Peso da Régua, actuou sozinho, tendo abordado a idosa, com o “argumento” de lhe tentar vender uns produtos têxteis. Numa primeira abordagem, por volta das 16h30, a senhora, que vive sozinha, tentou impedir a entrada do homem em casa mas, empurrada por este, acabou por cair. O individuo abandonou a residência, mas sem desistir dos seus intentos. Na segunda investida, o homem entrou na casa e levou do seu interior 670 euros em dinheiro. Os gritos da senhora foram ouvidos pelos vizinhos que conseguiram deter o individuo até à chegada dos militares da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Ao revistarem a viatura, na qual o homem se fazia transportar, os militares encontraram uma faca, estando ainda o homem na posse de um telemóvel, que se veio a apurar ter sido furtado a um idoso, horas antes, no concelho de Fafe.
O dinheiro foi recuperado e para além da faca e do tele-móvel foi apreendido ao homem um saco com algumas toalhas, que alegadamente usava para dissimular a actividade de vendedor têxtil.

Detido por posse ilegal de arma
A GNR da Póvoa de Lanhoso deteve, no dia 22 de Fevereiro, um homem por posse ilegal de arma.
Segundo foi possível apurar, o posto da GNR recebeu uma chamada telefónica, que informava estar um indivíduo a ameaçar o vizinho, com recurso a uma caçadeira.
O site da GNR relata que “a patrulha de imediato se deslocou ao local, tendo-se deparado com o suspeito na posse da arma de fogo, não tendo licença de uso e porte de arma. Foi feita busca domiciliária, autorizada pelo suspeito, onde foi apreendida outra caçadeira”.