Centro Social de Taíde

Um papel activo na comunidade

Foi no dia 8 de Março de 1990 que se constituiu o Centro Social da Paróquia de Taíde. A sua principal função é a de prestação de serviços de Acção Social, podendo ainda exercer actividades no âmbito da Cultura, Saúde e Educação.
Passo a passo, ano após ano, o Centro Social de Taíde foi crescendo, desenvolvendo a sua actividade para o bem das gentes de Taíde e, hoje, é uma das mais acarinhadas instituições da freguesia.
O Centro adquiriu o estatuto de IPSS, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, a 14 de Dezembro de 1990 pela inscrição n.º 56/90, a fl. 94 do livro n.º 4 das Fundações de Solidariedade Social (Diário da República, III Série, n.º 287, 14/12/1990, pág. 428).
A instituição encontra-se aberta à comunidade desde o referido ano de 1990, tendo funcionado durante catorze anos em instalações provisórias apenas com as respostas sociais de CATL (Centro de Actividades de Tempos Livres), Centro de  Dia (CD) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Em Setembro de 2004, os serviços referidos anteriormente passaram para o novo edifício no lugar de Porto d’ Ave, freguesia de Taíde.
Em Fevereiro de 2007 foi elabora- da uma candidatura ao programa PARES, a qual viria a ser aprovada. Este projecto teve como objectivo construir a resposta social de Creche e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, assim como, ampliar a capacidade das respostas existentes – SAD e CD.
No final de 2010, após as alterações estruturais no edifício sede, com a criação da resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, para dar respostas durante o período nocturno aos idosos mais necessitados e com maiores dificuldades tanto a nível de saúde, como solidão ou abandono; e da Creche para apoiar em termos de cuidados e em termos pedagógicos crianças com idades até aos três anos de idade.
Actualmente, o Centro Social de Taíde tem protocolados com a Segurança Social, em termos de acordos de cooperação: 40 lugares em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD),  16 lugares em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas,  25 lugares em Centro de Dia, 33 lugares em Creche, 20 lugares em Centro de Actividades de Tempos Livres.