Feira dos 25 em Taíde

Tradição mantém-se

O lugar de Quintela, em Taíde, acolhe de 22 a 25 de Março, as festas em honra de Nossa Senhora da Graça, também conhecida como a ‘Feira dos 25’.
Do programa consta, neste sábado, dia 22 de Março, de manhã, a realização de jogos da malha (jogo da malha de pau e jogo do pau limpo). À noite, a partir das 21 horas, têm lugar os cantares ao desafio com o primeiro dia dos festejos a terminar com uma sessão de fogo-de-artifício. A manhã de domingo, dia 23, será também preenchida pelos jogos da malha e no local serão servidos comes e bebes, pela Associação Cultural e Recreativa dos 25 de Quintela.  De tarde, a partir das 15h30, a animação fica a cargo do Rancho Folclórico de Porto d’Ave. À noite, segue-se o teatro, com a encenação ‘Gente da Nossa Terra’.
Na Segunda-feira, dia 24, de manhã, continuam os jogos da malha. À noite, pelas 20h30, celebra-se a procissão de velas, à qual se segue a actuação do conjunto ‘Os Boémios’, com a gravação ao vivo de um videoclip.
O dia 25 de Março, terça-feira, é o dia principal dos festejos. Uma alvorada de morteiros, às 7 horas, anuncia o início das festividades. Às 9 horas, tem início a Feira Franca dos 25 seguindo-se, pelas 10h30, o concurso pecuário e, às 11h30, a entrega de prémios. À tarde, às 15 horas, celebra-se a missa em honra de Nossa Senhora da Graça, com a procissão a sair à rua a partir das 15h30. Findo os actos religiosos, pelas 16h30, realiza-se a grande corrida de cavalos: Passo Travado-Garrano Marcado  e Passo Travado-Trotador Francês. Uma sessão de fogo encerra as festividades deste ano.