Braval

Projectos estimulam sector primário

O novo quadro comunitário, nomeadamente os fundos operacionais regionais, poderá ser a grande alavanca do projecto intermunicipal da Braval de criação de um canil/gatil com cremador, destinado também aos cadáveres dos animais provenientes das explorações agro-pecuárias dos concelhos da área de abrangência da Braval. Esta nota foi deixada pelo Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, durante a visita ao Ecoparque Braval, realizada no dia 21 de Fevereiro, num momento acompanhado pelo Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa. Segundo aquele responsável governamental, o referido projecto, aliado à Central de Valorização Orgânica, que receberá as lamas provenientes das ETAR’s e explorações agro-pecuárias, poderá também estimular o sector primário.
“Hoje, não faz sentido, pelos próprios custos que estão acrescidos, que cada Câmara tenha o seu canil/gatil. Faz sentido, sim, que se organizem, que criem estruturas que sejam estruturas muito mais modernas, tecnologicamente mais eficientes, onde as regras do bem-estar do animal também estejam bem salvaguardadas. Portanto, a ideia do canil/gatil é uma ideia bem-vinda que acolhemos com agrado e que acolhemos ainda com mais agrado que tenha uma perspectiva intermunicipal”, revelou o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar.
Depois da apresentação do Ecoparque Braval, pelo Director Geral Executivo, Pedro Machado, seguiu-se uma visita aos vários espaços que integram o Ecoparque, nomeadamente a CVO – Central de Valorização Orgânica, em fase de acabamento.
“É muito importante para a Braval e para a nossa região sensibilizarmos os dirigentes nacionais que temos aqui valências que poderão resolver a situação da agro-pecuária, que são os cadáveres dos animais da suinicultura e da agro-pecuária. Era muito importante na nossa região termos este marco. A Braval é um ecoparque com algumas valências ímpares e, portanto, queríamos continuar com esta dinâmica, considerou Pedro Machado, director geral executivo da Braval.
Em fase de conclusão, a Central de Valorização Orgânica deverá entrar em funcionamento para Abril ou Maio deste ano.