Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte

ASSIS no apoio a protecção 
à pessoa com deficiência

É na freguesia de Lanhoso que se encontra uma das instituições do concelho com uma das mais nobres missões: o apoio e a protecção às pessoas com deficiência. A ASSIS - Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte, IPSS, tem por missão a promoção integral de pessoas com deficiência, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, prestando serviços adequados às necessidades de cada um. 
A sua intervenção abrange vários níveis: social, saúde e integração dos seus utentes e famílias.
Através de uma equipa técnica, de
A ASSIS foi constituída em Maio de 2006, com o objectivo de assegurar uma resposta integrada e sustentada para pessoas com deficiência, dadas as necessidades identificadas nesta área. A caminhada iniciou-se com uma candidatura ao Programa PARES II, cujo apoio permitiu a construção de um edifício na ordem de custo e 1 milhão de euros.
A ASSIS tem personalidade jurídica civil como Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo sido reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 3 de Abril de 2007. Tem a sua sede na Rua de Tinocos, nº. 253, em Lanhoso.
O primeiro edifício albergava um Lar Residencial para 18 utentes e uma Residência Autónoma com 5 utentes. Os primeiros utentes chegaram à ASSIS a 15 de Abril de 2010. Nesse mesmo ano, foi submetida uma nova candidatura ao POPH, para a criação de mais quatro respostas sociais, num investimento de cerca de 1,6 milhões de euros: Lar Residencial; Residência Autónoma; Centro de Actividades Ocupacionais; e Serviço de Apoio Domiciliário. No final de 2013, o sonho concretizou-se com a entrada em funcionamento das novas valências, que vieram prestar apoio a mais 89 utentes.
vidamente habilitada, assegura uma intervenção multidisciplinar, que vai desde o acolhimento em lar ou residência autónoma (conforme as especificidades/características e necessidades dos utentes), à reabilitação física (cuidados de saúde dentro e fora da instituição) e psicomotora (actividades orientadas para as capacidades e potencialidades de cada um, no Centro de Actividades Ocupacionais).