Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma

Abílio Monteiro Rodrigues:
 “O maior compromisso
é com as pessoas” 

A paixão pela freguesia e o serviço público foram as razões que levaram Abílio Monteiro Rodrigues a candidatar-se pela segunda vez à Junta de Sobradelo da Goma. Agora coloca as pessoas em primeiro lugar, tal como o combate à desertificação.

Que razões o levaram a candidatar-se à Junta de Freguesia?
Há quatro anos atrás também fui candidato e, nessa ocasião, também achei que poderia fazer alguma coisa pela freguesia. Fizeram-me o convite e aceitei. Há quatro anos atrás, perdi por 8 votos. Nestas últimas eleições, voltei a candidatar-me e ganhei. Fazer algo pela minha terra e pela minha freguesia foi o que me levou a abraçar uma candidatura à Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma.

Uma das candidaturas à Junta de Freguesia, a do PS, era liderada por um seu irmão. Como foi disputar a Junta de Freguesia com um irmão?
Cada um de nós defendeu  as suas ideias e os objectivos para a nossa terra. Não vi qualquer mal nisso. Para mim, com muita sinceridade, foi uma situação perfeitamente normal. Cada um defendeu as suas ideias.

Como estão a ser estes primeiros meses?
Foi necessário, nos primeiros momentos, conhecer os cantos à casa, como se costuma dizer. Deparamo-nos com algumas dificuldades, que são próprias da situação. Acho que está a correr bem.

Era o que esperava?
Ainda é muito cedo para   responder a isso mas posso dizer que não deve andar muito longe daquilo que eu esperava. É mais ou menos aquilo que esperava.

O facto de ser uma freguesia grande traz mais dificuldades?

De facto, Sobradelo da Goma é uma freguesia muito grande, dispersa e muito acidentada. As últimas intempéries provocaram vários prejuízos. Há muitos prejuízos, há vias cortadas e muros caídos. Temos situações complicadas para resolver e a Junta de Freguesia só por si não tem um suporte financeiro para tantas obras e obras tão grandes. Já pedimos o apoio da Câmara Municipal pois as situações têm que ser resolvidas.

Quais as situações mais complicadas?

Temos um desabamento de terras e pedras, entre os lugares de Outeiro e Várzeas, que é uma obra um pouco complicada. Sozinha, a Junta de Freguesia não tem capacidade financeira para resolver a situação. Foi um desabamento muito grande. É um caso muito complicado. Só com o apoio da autarquia é que é possível resolver essa situação. Depois, há também outras situações para resolver que são da competência da autarquia. Temos outras duas situações, no lugar de Outeiro e no lugar de Várzeas, em que é preciso intervir pois pode levar a que a vias fiquem interditas. O tempo também não tem ajudado para que se possam resolver estas situações.

Quanto a este mandato, que obras gostaria de ver concretizadas?
Na minha freguesia, aquilo que eu mais gostava de ver era as pessoas bem. Gostava de concretizar muitas obras mas gostava mais que as pessoas estivessem bem, felizes, que não houvesse tanta desertificação. Gostava que não saísse mais gente da freguesia. Pelo menos, que se mantivessem as mesmas pessoas.

Tem saído muita gente para o estrangeiro?
Tem saído muita gente mas é difícil quantificar. Saíram pessoas de várias faixas etárias. Nunca na minha vida pensei ver pessoas com mais de cinquenta anos a emigrar novamente. Temos casais que voltaram a emigrar. Custa ver as pessoas partirem assim.
(...)