INCENTIVOS À POPULAÇÃO JOVEM

Câmara entrega Bolsas

Ser jornalista é o sonho de Ana Clotilde Monteiro, uma das alunas povoenses apoiadas pelas Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Depois da mãe, Susana Monteiro, a concluir o Mestrado em Educação, é a vez de Ana Clotilde receber o apoio da autarquia. Na manhã de sábado, dia 1 de Fevereiro, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou as Bolsas de Estudo aos alunos do concelho matriculados no ensino secundário e superior.
Este ano, a autarquia desembolsa 47 mil euros para apoiar os alunos do concelho, através das Bolsas de Estudo.  
O montante despendido pela autarquia aumentou, aumento esse registado também no número de bolsas de estudo atribuídas. Recorde-se que, as Bolsas de Estudo inserem-se no Plano de Apoio a Alunos Carenciados, promovido pela Câmara Municipal.
“Sejam os melhores do mundo”, pediu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aos alunos que este ano receberam as Bolsas de Estudo. Destacando que o número de bolsas atribuídas tem vindo a aumentar, Manuel Baptista revelou que a autarquia está atenta às dificuldades das famílias.
Apontando a importância de uma formação de qualidade, e relembrando a morte dos seis estudantes na Praia do Meco, o autarca pediu aos alunos que aproveitem a vida académica mas com juízo.
“Lutem porque os vossos pais fazem muito sacrifício para vos terem a estudar. Divirtam-se, estudam, juntem o útil ao agravável mas pensem sempre nos vossos pais, que estão sempre ao vosso lado”, disse Manuel Baptista, recordando também a sua condição de pai.
“Tentem ser os melhores porque hoje só os melhores é que vencem”, incentivou o autarca, relevando que pre-fere abdicar de concretizar obras para apoiar as famílias povoenses.

Pais e alunos satisfeitos com o apoio da autarquia
Revelando que as Bolsas de Estudo são uma importante ajuda, Susana Monteiro aponta que o apoio dado pela autarquia pode ser utlizado para custear transporte, alimentação e algum material escolar. Destacando que as Bolsas de Estudo colmatam as falhas a nível financeiro das famílias, Susana Monteiro, que também já auferiu das Bolsas de Estudo da autarquia, uma vez que se licenciou já na idade adulta, revela que para além do paio, são também um incentivo.
Rafael Gonçalves, de 24 anos, residente em Covelas, e aluno do curso de Engenharia Electrónica, recebe, pelo terceiro ano, as Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal. Estuda em Guimarães, no pólo da Universidade do Minho. Apontando os elevados custos com a frequência do ensino superior, Rafael Gonçalv
es relembra que para além da ajuda, este apoio social da autarquia incentiva também a estudar.

Incentivos à natalidade

Alexandrina Vieira, residente em Ferreiros, foi uma das contempladas do programa NaturaLanhoso, um instrumento de incentivo à natalidade, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Há dois meses atrás, o Duarte Miguel veio juntar-se à irmã Maria Carolina, de 20 meses.
Na manhã de sábado, dia 1 de Março, no âmbito do programa NaturaLanhoso, a Câmara Municipal entregou, de forma simbólica, apoios a 29 famílias do concelho. Nesta primeira fase, a verba empregue neste incentivo à natalidade ascende a 16.500 euros. Colocado no terreno em 2013, o NaturaLanhoso já entregou apoios que abrangem 70 crianças, num investimento que ronda os 37.500 euros. Recorde-se que, a verba atribuída tem de ser utilizada no comércio local para aquisição de produtos para os bebés. Os apoios atribuídos podem ser de 500 euros (primeiro e segundo filho), de 750 euros (terceiro filho) e de 1000 euros (quarto filho e/ou seguintes).
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal, acompanhado dos vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes, entregou as “prendas” às famílias do concelho. “Antes das obras, estão as pessoas”, apontou Manuel Baptista, desejando as maiores felicidades aos presentes.

Famílias satisfeitas

O Salão Nobre, nos Paços do Concelho, acolheu as 29 famílias que receberam os apoios do NaturaLanhoso.
“Saber que a Câmara se preocupa com as famílias é muito importante. É sempre uma ajuda e só o gesto por parte da Câmara, a preocupação que eles têm com as famílias, já é muito importante”, revelou Cátia Silva, residente em Brunhais, que compareceu na cerimónia com o marido e a pequena Mariana.
O Duarte Miguel é o segundo filho de Alexandrina Vieira e o apoio recebido é um importante contributo para os primeiros meses de vida. Com a verba, Alexandrina pretende adquirir mobília para o quarto do Duarte. “É uma grande ajuda. Tenho uma menina de 20 meses e este apoio vem ajudar nestes primeiros meses de vida”, revelou Alexandrina.