Centro Social de Garfe

Residência sénior
é o sonho a cumprir
O dia 4 de Abril de 1997 representa uma data importante para a freguesia de Garfe. Nesse dia, e pela mão do padre Luís Peixoto Fernandes, foi fundado o Centro Social e Paroquial de Garfe. Criado para responder às necessidades da população, nomeadamente dos idosos, crianças e das suas famílias, é umas das instituições mais marcantes de Garfe. Aqui, encontra-se também um dos serviços pioneiros no país: o Centro de Noite, criado em Setembro de 2002.
Para além do Centro de Noite, o Centro Social de Garfe conta com o Serviço de Apoio Domiciliário e o ATL – Actividades de Tempo Livre. A construção de um Lar de Idosos, designada como Residência Sénior é o sonho que se segue.
“A missão do Centro Social e Paroquial de Garfe consiste em responder às necessidades da população, nomeadamente das crianças, das pessoas idosas e das suas famílias criando para isso um conjunto de respostas que correspondam às novas realidades sociais, assentes numa visão inovadora de um serviço notável e personalizado”, apontam os responsáveis.
A área de intervenção atravessa as fronteiras do concelho. Para além da freguesia de Garfe, estende-se às freguesias de Arões, Castelões e Gondomar (concelho de Guimarães) e Serafão (concelho de Serafão).
A instituição é presidida pelo padre Luís Peixoto Fernandes. A direcção técnica está a cargo da dr.ª Liliana Vieira. Onze colaboradores dão diariamente o seu contributo na instituição.
Presta apoio, nas várias valências, a 85 utentes: Centro de Noite – 12 utentes; Serviço de Apoio Domiciliário – 18 utentes; Centro de Actividades de Tempos Livres – 35 utentes; e Prolongamento do Horário do estabelecimento de educação do Pré-escolar – 20 utentes.