CONCURSO É UMA REFERÊNCIA NO CONCELHO

Póvoa de Lanhoso 
centro do teatro amador

Até ao dia 1 de Março, a vila da Póvoa de Lanhoso assume-se como o centro do teatro ama-dor, por ocasião da realização da 10.ª edição do Concurso Nacional de Teatro, numa iniciativa que envolve a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Federação Nacional de Teatro e Fundação Inatel.
Pelo palco do Theatro Club, ex-libris do concelho, passa, por estes dias, o que de melhor se produz ao nível do teatro amador. Durante cinco semanas, às sextas-feiras e sábados, à noite (21h45), respira-se teatro na Póvoa de Lanhoso. Iniciado a 31 de Janeiro, o Festival de Teatro tem o seu culminar a 1 de Março.
O Prémio Ruy de Carvalho, entregue à melhor produção, é o galardão mais cobiçado pelas 9 peças que integram a edição deste ano. A este, juntam-se outros galardões: Melhor Desenho de Luz (Prémio Orlando Worm), Melhor Cenografia; Melhor Encenação; Melhor Guarda-roupa; Melhor Encenação Feminina, Melhor Encenação Masculina. O Prémio Prestígio Personalidade é outros dos galardões, cuja personalidade ou entidade é indicada pela Federação Nacional de Teatro. Este ano, o referido prémio será entregue a uma figura ligada à escrita.
Ruy de Carvalho é a grande figura que a Póvoa de Lanhoso pretende receber, 1 de Março, para entregar o pré-mio com o seu nome à produção vencedora deste ano.

Concurso Nacional é uma referência
“Este Concurso Nacional de Teatro continua a ser uma referência no panorama cultural da Póvoa de Lanhoso”, destacou Armando Fernandes, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na cerimónia de apresentação do concurso, revelando que o evento é uma das grandes apostas do município.
Para a edição de 2015 já está a ser preparada uma grande surpresa, com a autarquia a apresentar uma das peças a concurso, numa iniciativa que integra a estratégia cultural da autarquia da Póvoa de Lanhoso.
Apontando que a Póvoa de Lanhoso tem uma grande tradição ao nível de teatro de amadores, Armando Fernandes, salientou que “este concurso vem, de certa forma, consolidar aquilo que é a estratégia do município para a cultura e para a dinâmica cultural que se pretende fazer a partir do Teatro Club”. Para realização do evento, a autarquia atribui um subsídio de 8 mil euros à Federação Nacional de Teatro.