Solidariedade

Famílias recebem casas...

de Lanhoso receberam as chaves de novas habitações, no passado dia 20 de Dezembro. O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e representantes do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) procederam a esta entrega simbólica.
De referir que, no âmbito das suas atribuições na área da habitação, os serviços do município articulam com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana no sentido de proceder ao realojamento de famílias, cuja situação habitacional assim o exige. Pretende-se que estas famílias possam dispor de condições habitacionais concretizadas nas condições de salubridade, de segurança e de conforto, adequadas às suas necessidades.
As habitações que os serviços do IHRU e da Câmara Municipal tiveram o privilégio de entregar a duas famílias foram alvo de trabalhos de reabilitação, da responsabilidade do IHRU, no sentido de lhes proporcionar as melhores condições dhabitabilidade.
A atribuição destas habitações será um contributo extremamente importante na mudança de vida destas famílias, porquanto trará benefícios ao nível da saúde, dos processos de integração social e até num acesso mais facilitado aos recursos de emprego e de formação pessoal e profissional.
Carla Oliveira e os filhos de nove e seis anos são uma das famílias abrangidas. “Sinto-me feliz, porque estava numa casa que não tinha condições nenhumas. E aqui tenho todas as condições para os meus filhos e eu estarmos bem. O resto da minha família também está contente, porque sabe que vou ter uma qualidade de vida que não tinha no sítio em que estava. As crianças estão contentes, radiantes”, transmitiu.
Clarisse Pereira e os seus cinco filhos constituem a outra família, mas o sentimento transmitido era um misto de alegria e de nostalgia. “Estava habituada a estar naquela casa, porque já lá estava há 43 anos”, referiu a senhora, concordando, contudo, que “esta mudança é para me-lhor”.
e