GNR e comerciantes de mãos dadas...

Para um comércio mais seguro

A mascote da GNR, o ‘Guarda Natureza’, juntou-se aos militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso no âmbito da campanha “Comércio Seguro”, que a GNR está a desenvolver em todo o território nacional. Os militares da GNR da Póvoa de Lanhoso, acompanhados da mascote, foram ao encontro de comerciantes na vila da Póvoa de Lanhoso, levando conselhos de segurança. E  como diz o ditado, é melhor prevenir que remediar.
O ‘Guarda Natureza’ foi a estrela, cativando pequenos e graúdos. Muitas crianças ficaram rendidas à mascote e não se coibiram de a abraçar e de tirar fotografias. Interagir com os mais novos e impulsionar o comércio local estão também associados à iniciativa. Ao Pai Natal, aos bonecos de neve e ao esquilo, que a Associação de Turismo local fez desfilar na rua, animando a vila da Póvoa de Lanhoso, juntou-se a mascote da GNR. Para além do comércio local, foram levar as boas-festas à Câmara Municipal e ao Tribunal Judicial da Comarca da Póvoa de Lanhoso.
De loja em loja, os militares afectos à Secção de Programas Especiais, distribuíram folhetos com conselhos de segurança. Melhorar a segurança do estabelecimento, reduzir os riscos de furto de dinheiro, precauções com o transporte de valores, rotinas relacionadas com o fecho do estabelecimento e reacção em caso de assalto são alguns dos assuntos abordados no folheto entregue pela GNR.
“Esta iniciativa enquadra-se na operação Comércio Seguro que está a ser realizada, a nível nacional, pela Guarda Nacional Republicana e tem como principal objectivo transmitir alguns conselhos de segurança, algumas medidas que os comerciantes possam implementar com vista a aumentar a segurança quer no estabelecimento de que são proprietários, quer nas imediações, de modo a que se possam prevenir delitos em particular furtos e burlas”, explicou o Tenente Pedro Pino, comandante do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso.
“De um modo geral, a receptividade tem sido muito boa porque os comerciantes agradecem quer a preocupação quer a transmissão dos conselhos de segurança por-que desta forma podem estar a prevenir-se crimes e prejuízos para os comerciantes”, disse ainda o comandante do DTER da GNR.