Para população sénior

Câmara promoveu Festa de Natal 

Cerca de 420 povoenses, utentes das IPSS’s e Centros de Convívio do concelho, participaram, na Festa de Natal promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e dirigida à população sénior do concelho. O ambiente, com tons natalícios, foi festivo e de grande alegria.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso fez-se representar pela vice-presidente, Gabriela Fonseca, que desejou um Santo e Feliz Natal para os presentes e suas famílias e realçou a importância destes encontros para a população sénior. “Continuarão a contar com o apoio da autarquia para a realização destes encontros e para os que se fazem mensalmente entre todos vós”, assegurou também, terminando com os parabéns pelas actuações.

Seniores foram as estrelas da festa
Ao longo da tarde de dia 10 de Dezembro, foram desfilando pelo palco actuações ou apresentações dos utentes e responsáveis de entidades como a Casa de Trabalho de Fontarcada, o Centro Teresiano de Verim; a ASSIS; a Associação Em Diálogo; o Centro Social de Garfe; o Centro de Convívio de Esperança e Brunhais; o Centro Social de Monsul; o Centro de Convívio de Vilela; o Centro de Convívio de Fontarcada; o Centro Social de Taíde; a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso; o Centro Social de Serzedelo; o Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso e a própria Câmara Municipal, numa actuação musical em que participou a Vice-Presidente, Gabriela Fonseca, e funcionários da área social da autarquia.
Houve música, encenações teatrais, actuações de distintas entidades em conjunto e até uma mensagem de vídeo. Muitas das pessoas participantes estiveram vestidas a rigor, com o chapéu vermelho a sobressair, à medida que iam acompanhando os cânticos ou aplaudindo as actuações. Presentes nesta festa estiveram ainda os utentes do Centro Social de Calvos e os Centros de Convívio de Friande e de São João de Rei.

Utentes satisfeitos
Utente do Centro de Convívio (CC) de Esperança, Odete Amaral referiu que “foi uma festa muito bonita. E é bom a gente sair de casa e passar algum tempo com esta gente. Já muitas vezes nos encontramos com eles. Já é tudo conhecido”. Esta senhora demonstrava satisfação: “Gostei muito de actuar. Estou muito contente”. A seu lado, Alzira Cruz, do mesmo CC, considerou que “foi muito bonito, muito bom, gostei muito. Gostei de tudo”. Sobre a preparação da actuação perante a plateia, só afirmou que “não foi difícil. Nós aprendemos depressa”. Hilário de Matos, da Associação Em Diálogo, também referiu ter gostado da Festa, mas, sobre a actuação pública, confidenciou que “estava nervo-so”.
Pelos presentes foram ainda sorteados três cabazes de Natal, sendo que a Festa terminou com um lanche convívio. Esta Festa de Natal teve o apoio do restaurante ‘Narcisus Eventos’, que cedeu o espaço, e contou também com a oferta de cabazes pelo ‘Intermarché’ da Póvoa de Lanhoso.
Todos os meses a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove esta actividade para esta população, em colaboração com as IPSS’s e os Centros de Convívio. O objectivo é promover oportunidades para a confraternização e o convívio e incentivar o envelhecimento activo e a manutenção de tradições. A próxima actividade será o encontro de Cantares dos Reis.