GARFE - ALDEIA DOS PRESÉPIOS

Quinze lugares, quinze presépios

Por estes dias, Garfe, no concelho da Póvoa de Lanhoso, é a Aldeia dos Presépios. É assim há 12 anos e ontem voltou a abrir-se aos visitantes, recebendo-os com uma encenação teatral que terminou a cantar.
Tal como os 15 presépios que animam Garfe nesta quadra natalícia, foram as pessoas da terra que encarnaram as personagens do ‘Armazém dos Presépios’.
Algumas centenas de pessoas assistiram à encenação que subiu ao palco junto à Igreja Paroquial de Garfe.
Seguiu-se a visita que marcou a abertura dos 15 presépios espalhados pelos diferentes lugares da freguesia e que podem ser visitados até 5 de Janeiro.
Para o pároco de Garfe, padre Luís Fernandes, “esta iniciativa, cheia de esforço, trabalho e arte, mostra o pulsar desta pequena comunidade que é Garfe”.
Ontem, na abertura da iniciativa, o pároco fez questão de dar “os parabéns e agradecer a todos os que trabalharam e colaboraram na edificação destas 15 obras maravilhosas, transformando assim Garfe, neste Natal, num verdadeiro e gigantesco presépio”.
O Padre Luís Fernandes realçou tambem a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Junta de Freguesia de Garfe, entidades parceiras da iniciativa.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, lembrou que, já há cinco anos que o município se associa à ‘Aldeia dos Presépios’. um evento “cada vez mais valorizado e que traz cada vez mais pessoas ao concelho”.
Manuel Baptista, que falava ontem na abertura da iniciativa, descreve: “uma iniciativa rica que tem a ver connosco, com a nossa religiosidade”.
O arcebispo primaz de Braga. D. Jorge Ortiga, não pode participar na abertura da ‘Aldeia dos Presépios’, mas enviou uma mensagem por-que “há iniciativas que se impõem pela grandiosidade e simbologia como consequência de um empenho alegre de toda uma comunidade”.
D. Jorge Ortiga fala dos presépios de Garfe como “um verdadeiro património que, na verdade, vale a pena conhecer”.
O arcebispo fala de “uma verdadeira experiência de evangelização, através de uma comunidade que coloca a render os seus talentos e manifesta a alegria do evangelho”.