Centro Social de Calvos

Novas instalações estão prontas

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Assim aconteceu em S. Gens de Calvos. Aqui, para além de sonhar, os homens e mulheres deitaram mãos à obra na angariação de fundos para a construção do novo edifício do Centro Social e Paroquial de Calvos que, para além desta freguesia, abrange também as freguesias de Rendufinho e Frades.
As novas instalações estão aí, prontinhas para acolher os utentes da instituição.
O Centro Social da paróquia de São Gens de Calvos, fundado pelo Padre António Lopes, em Março de 1995, veio proporcionar apoio social, em termos alimentares e de higiene, aos idosos das freguesias de Calvos, Frades e Rendufinho.
O então pároco, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Calvos, Câmara Municipal e Comissão Fabriqueira da altura para o restauro da Residência Paroquial, onde viria a funcionar o recém-criado Centro Social, que veio constituir-se como uma IPSS’s, Instituição Particular de Solidariedade Social, em Fevereiro de 1996. O Diário da República declarava o Centro Social como pessoa coletiva de utilidade pública, que tinha  como principais fins “a promoção integral de todos os paroquianos, cooperando com os serviços públicos competentes ou com as instituições particulares num espirito de solidariedade humana, cristã e social”.
Missão: prestar apoio social à comunidade em geral, e especificamente á Infância/Juventude e população idosa, contribuindo para o bem-estar dos beneficiários e suas famílias, aos níveis físicos, psíquico e de promoção da autonomia, através de ações que promovam o seu potencial.

Visão: Uma organização de referência capaz de criar e inovar respostas sociais, de acordo com as necessidades da comunidade local, de forma participada, através de um serviço de qualidade, assente na qualificação dos seus recursos humanos.  O centro social começou então por prestar apoio a um número reduzido de utentes. Contudo, e com o decorrer do tempo, a procura aumentou e o número de inscritos disparou.
O Centro Social de Calvos funciona nos fundos da Residência Paroquial que foram totalmente remodelados. Assim, dispõe de uma cozinha totalmente equipada, uma copa e uma sala de refeições/ convívio, bem como casas-de-banho e outros espaços de apoio.
Resultante do aumento dos idosos e das crescentes exigências da Segurança Social, a direção da instituição decidiu avançar com uma candidatura para a construção de um Lar. Chumbada a candidatura, os responsáveis apresentaram, em 2009, uma nova candidatura mas apenas para uma estrutura que abrangia Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, que recebeu aprovação no âmbito do PRODER, através da ATACHA.
A nova casa foi edificada num terreno oferecido pela benemérita local, Clarinda Alves e seus familiares. Esta benemérita e utente do Centro Social, doou um terreno com cerca de 600 metros quadrados, onde está implementado o novo edifício do Centro Social. Para satisfazer as necessidades dos mais velhos e dos mais pequenos, está ao dispor uma equipa de 12 funcionárias, que diariamente trabalham em prol do utente e do seu bem-estar. Também o voluntariado está presente nesta instituição, com 3 voluntárias que pontualmente visitam e realizam actividades com os utentes. Actualmente, preside à direcção da instituição o padre Albino Carneiro.