Bernardino Guimarães presidente da Junta de Freguesia de Rendufinho

“É uma satisfação 
servir a comunidade”

Bernardino Guimarães é o novo presidente da Junta de Freguesia de Rendufinho. Esta foi uma das freguesias conquistadas pelo PSD nas últimas eleições autárquicas. Depois de “conhecer os cantos à casa”, o novo presidente da Junta de Freguesia de Rendufinho promete quatro anos de trabalho e dedicação à freguesia.

O que o levou a candidatar-se à Junta de Freguesia de Rendufinho?
Nunca me passou pela cabeça fazer parte de uma lista. Já há vários anos que amigos meus diziam que eu era a pessoa indicada mas eu achei sempre que não. A minha situação profissional também o não permitia. O ano passado, um grupo de amigos veio ter comigo e incentivou-me a candidatar-me a presidente da Junta de Freguesia de Rendufinho. Foi isso que me levou a candidatar-me e também com o intuito de procurar fazer algo para o bem da freguesia de Rendufinho.
Olhando à minha disponibilidade, foi isso que me levou a aceitar o repto lançado pelo grupo de amigos.

Como se sentiu com a vitória?
Como é obvio, satisfeito e com um certo orgulho em saber que as pessoas acreditaram em mim, em toda a minha equipa e no projecto que nós apresentamos.

Como estão a ser estes primeiros meses?
Este é um período de adaptação a tudo o que diz respeito a uma Junta de Freguesia. Espero dar continuidade a tudo o que foi feito e, se possível, fazer melhor. Espero sair-me bem no desempenho deste cargo.

É fácil ser presidente de Junta?
Fácil não é, mas torna-se gratificante. Um pouco trabalhoso mas não é nada que não se possa fazer. É uma satisfação que temos em estar ao serviço da comunidade, que acreditou em nós.

O que espera destes quatro anos?
Espero não defraudar as pessoas e cumprir aquilo a que nos propusemos fazer para bem da terra. Contamos com a ajuda da Câmara Municipal pois, sem o seu apoio, não conseguimos fazer aquilo a que nos propusemos. Esperamos que sejam quatro anos de trabalho.

Quais as principais carências da freguesia?
Temos alguns caminhos na freguesia que precisam de melhoramentos. A rede viária continua a ser uma preocupação.

Como está o grau de cobertura da água e saneamento?
A população está a ser abastecida pela rede própria da freguesia. Neste momento, temos água em todos os lugares, excepto no lugar de Arcas, que não tem qualquer água da rede pública. Estamos à espera que esta nova rede, que não é da nossa responsabilidade, faça essa ligação. Não sendo possível, vamos tentar fazer chegar a água que temos ao lugar de Arcas.
Quanto ao saneamento, não fugimos à regra e quase todo o concelho tem essa carência.

Que obras gostaria de concretizar neste mandato?
Gostava muito de realizar as obras que fazem parte do meu manifesto eleitoral. A requalificação da sede da Junta de Freguesia, que está um pouco degradada, a requalificação do cemitério, a pavimentação do caminho que liga o lugar do Marco a Sobradelo, a pavimentação do caminho de Arcas, que liga a Avenida de Valsantos à Estrada Nacional 103 - Arcas, o alargamento e pavimentação do caminho de Carrelo, em Sobradelo, o arranjo da escola primária de Sobradelo, e a criação de um parque geriátrico na freguesia. Depois, há várias obras que irão aparecer durante o nosso mandato, que iremos tentar realizar.  (...)