Bombeiros Voluntários

Padre Luís Fernandes 
tomou posse

O Salão Nobre do quartel-sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso acolheu, no dia 10 de Janeiro, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais para o mandato 2014/2016. O padre Luís Peixoto Fernandes tomou posse para mais um mandato como presidente da direcção.
O advogado povoense mantém-se na presidência da Assembleia Geral com o Conselho Fiscal a passar a ser presidido pelo eng.º José Luís Portela.
“Creio que os Bombeiros Voluntários são hoje, como ontem, ou talvez mais ainda dadas as profundas alterações que se sentem na sociedade, instituições de extrema importância para o bem-estar das populações. Associações de homens bons disponíveis para ajudar de forma voluntaria e gratuita o seu semelhante, sem questionar nunca se é rico ou pobre, que credo pratica ou que simpatia política professa”, referiu o padre Luís, no discurso de tomada de posse.
“Ao ser empossado para um terceiro mandato nesta casa, sinto que estou a cumprir um dever, não apenas um dever de cidadania, que também o é, mas sobretudo um dever como homem empenhado e solidário, capaz de disponibilizar algum dos seu tempo para colaborar na ajuda a  outros homens que dela precisam. É este princípio pelo qual me conduzo e sei que é o mesmo pelo qual regem as vidas daqueles que me acompanham nos vários órgãos da instituição”, adiantou.
De entre outras considerações, o presidente dos bombeiros deu conta de que é propósito desta direcção deixar pronto e a funcionar, até ao final do mandato, o museu da corporação, revelando ainda que os projectos estão prontos, existe espaço e um riquíssimo acervo para mostrar. Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, mostrou a disponibilidade da autarquia em apoiar o projecto do museu, de elevado interesse para os bombeiros mas também para o concelho.
Rigor de gestão, dinamismo e aproveitamento dos recursos, foram algumas das ideias deixadas pelo presidente da Assembleia Geral, Rui Rebelo.