Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso

Um amor que continua 
a bater nos corações

‘Vida por Vida’ é o lema que os continua a unir. Outrora, combateram incêndios e socorreram doentes. Hoje, estão no quadro de honra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso mas o amor pelos bombeiros continua a bater forte nos seus corações.
O desejo de unir à mesma mesa os elementos do quadro de honra partiu de Luís Jorge, que integra agora o referido quadro de honra dos soldados da paz povoenses. O repto foi lançado e desde logo abraçado por vários elementos. Para além de reunir os ex-bombeiros, o convívio pretendeu abarcar os povoenses que já passaram pelas várias direcções da corporação.
O quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi o ponto de encontro dos participantes, no dia 28 de Dezembro. Recebidos pelos elementos da organização e pelo comandante António Lourenço, assim como pelo segundo comandante António Veloso, os participantes – ex-bombeiros e ex-directores da instituição, realizaram uma visita ao quartel, ampliado em 2004, numa obra que ascendeu na altura a 300 mil contos, conforme referiu o comandante António Lourenço, que não deixou de vincar a grande generosidade do presidente da direcção de então, o empresário Ferreira Martins. Para além de conhecerem as novas áreas ao dispor dos bombeiros, onde não faltou o espaço que irá albergar o museu, os presentes ficaram a conhecer os fardamentos actualmente usados pelo corpo activo, no combate aos fogos florestais e aos incêndios urbanos.
A homenagem ao bombeiro, com a deposição de flores foi o momento que antecedeu a eucaristia, celebrada na Igreja do Horto, pelo padre Fernando Eurico. O carinho do sacerdote pelos bombeiros ficou bem marcado ao longo da eucaristia.
O encontro terminou com a realização de um almoço que juntou, à mesma mesa, mais de sessenta participantes.
“Em primeiro lugar, quero agradecer a vossa colaboração e a vossa presença em proporcionar um ambiente destes. Acho que a família bombeiros está mais alargada porque havia gente que estava dispersa. Ficam, a partir de agora, com as portas abertas para visitar mais assiduamente aquela casa”, referiu Joaquim Moreira, segundo comandante do quadro de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, incentivando os elementos do quadro de honra a participar mais activamente na vida da instituição.
“Para o comando é uma alegria imensa tervos cá”, revelou o comandante António Lourenço, incentivando os  elementos do quadro e os ex-directores a marcar presença na festa de Natal e no aniversário dos bombeiros, a 5 de Setembro. Na sua intervenção, António Lourenço recordou também os elementos que já partiram. Um momento de silêncio marcou a homenagem. O dia ficou também registado com a entrega de um diploma a cada um dos participantes.