Centro Social Teresiano de Verim

Instituição de referência

Para lá dos muros que rodeiam a propriedade existe uma instituição que é já uma referência no concelho: o Centro Social Teresiano de Verim. Aqui, no jardim-de-infância, os mais pequenos fazem os primeiros rabiscos que, anos mais tarde, se transformam em belos textos e desenhos. No ATL, ajudam-se os alunos nos trabalhos de casa e na melhoria da aprendizagem.
Os mais velhos, deixam para trás as amarguras e a solidão e encontram conforto, uma palavra amiga e muita alegria. Todos juntos, são como uma verdadeira família. O contacto como os mais pequenos dá um novo brilho aos olhos daqueles a quem a idade já não perdoa. O sorriso é a imagem de marca de quem frequenta as várias actividades.
O trabalho realizado pelas Irmãs Teresianas já remonta a 1977 mas só dez anos mais tarde, e fruto das diligências na Segurança Social, é que a instituição foi reconhecida legalmente. Constituída legalmente como fundação, a Companhia Portuguesa de Santa Teresa de Jesus, conhecida também como o Centro Social Teresiano de Verim, desenvolve um importante papel no baixo concelho.
Serviço de Apoio Domiciliário, Jardim-de-Infância e ATL são as valências presentes no Centro Teresiano de Verim. A criação de um Centro de Dia é o sonho adiado devido à conjuntura económica e à falta de apoios da tutela.
“Somos uma congregação religiosa. Temos um espírito. O Fundador, Enrique de Ossó, baseou-se no espírito de Santa Teresa. A Congregação foi fundada em 1896”, explica a directora Fátima Gouveia, ligada à instituição há mais de vinte anos. Aqui, a festa em honra do fundador Enrique de Ossó é celebrada a 27 de Janeiro.
O envelhecimento da população é um êxito mas um grande desafio para a Humanidade. Em Verim, pela mão do Centro Social Teresiano, procura-se satisfazer as necessidades dos mais velhos, não os retirando do ambiente familiar mas proporcionando-lhes momentos de alegria e convívio. Oito utentes colaboram com a instituição, estando afectas às valências sénior e infantil.