Verim

Freguesia vive dias intensos 
com a festa da N. Sr. do Ó

A freguesia de Verim acolhe, de 19 a 22 de Dezembro, as festividades em honra de Nossa Senhora do Ó. Do programa festivo consta, no dia 18 (quarta-feira), música gravada durante o dia e, às 20 horas, a celebração da missa cantada em honra de N.ª Sr.ª do Ó. Findo aquele acto religioso, a animação fica a cargo do grupo ‘Os Amigos da Margem do Cávado’. Uma sessão de fogo-de-artifício encerra o primeiro dia dos festejos. Na quinta-feira, dia 19, o programa apenas contempla música gravada durante o dia. Na sexta-feira, pelas 20h30, realiza-se a procissão de velas, à qual se segue, pelas 22 horas, a actuação do grupo musical Akisom. Uma sessão de fogo encerra a noite de festa. 
No sábado, de manhã, a animação  fica a cargo das concertinas, com Eduardo e Vera a percorrer os vários lugares da freguesia de Verim. À noite, a partir das 21h30, entra em palco o artista Jorge Loureiro e sua banda, num dos momentos altos do cartaz das festas deste ano.
No domingo, dia 22, principal dia dos festejos, estão em destaque os actos religiosos. Às 10h30, celebra-se uma missa cantada em honra de Nossa Senhora do Ó. De tarde, pelas 14h30, entra no recinto a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro, seguindo-se, pelas 15 horas, a majestosa procissão, com diversos andores e figuras e com acompanhamento da banda filarmónica e do povo da freguesia.
Mais tarde, pelas 17 horas, é a vez do folclore, com a actuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim. Uma grandiosa sessão de fogo encerra as festividades deste ano.