Calvos

Novo edifício do Centro Social 
prestes a ficar concluído

O novo edifício do Centro Social de Calvos encontra-se em fase de conclusão, prevendo-se a sua abertura para o mês de Janeiro de 2014. As novas instalações, localizadas no limite entre as freguesias de Calvos e Frades, disponibilizarão as valências de Serviço de Apoio Domiciliário para 50 utentes e um Centro de Dia, com capacidade para 25 utentes, o que permitirá responder aos crescentes números de pedidos de apoio. Esta obra foi realizada no âmbito de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural, nomeadamente na Acção 3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural, através da ATACHA e teve o lançamento da primeira pedra em Outubro de 2012. Dotado de condições específicas para pessoas com mobilidade reduzida, este equipamento dará apoio às populações de Calvos, Frades, Rendufinho e parte de Fontarcada.
Apesar da existência de financiamento público, esta empreitada tem tido o grande apoio e colaboração da comunidade de Calvos. As campanhas de angariação de fundos, que se iniciaram em 2010, têm sido fundamentais para o desenvolvimento desta obra. Desde rifas, vendas de compotas, leilões de produtos regionais e madeiras, jantares solidários, cantar dos reis, concertos solidários e tantas outras actividades que permitem angariar fundos que façam face às inúmeras despesas que este projecto acarreta. As freguesias de Frades e Rendufinho colaboram nestas iniciativas. A exemplo disso, foi o peditório realizado no primeiro fim-de-semana de Dezembro nestas duas freguesias. Em Novembro, realizou-se o III Magusto Solidário, cujos fundos obtidos também reverteram a favor desta obra. Também as Juntas de Freguesia de Calvos, Frades e Rendufinho de o seu apoio. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinou com o Centro Social de Calvos um protocolo de colaboração, disponibilizando-se a contribuir com 30 mil euros, de forma faseada.
Mas a campanha de angariação de fundos continua. Para Sábado, dia 14 de Dezembro, está agendado o Jantar de Natal Solidário, aberto à população, com o custo de 15 euros. As inscrições podem ser efectuadas no Centro Social, ou através dos contactos telefónicos. 
A direcção do Centro Social de Calvos e as suas colaboradoras aproveitam para agradecer a todos aqueles que têm contribuído tão generosamente para esta obra.
ram