Solidariedade

‘Pirilampos em Dezembro’

“Narciso foi um menino muito, muito feliz até ao dia em que o seu pai adoeceu. A partir desse dia sem flores nem andorinhas à solta em que o seu pai perdeu a saúde, depois de ter sido despedido do emprego a sua vida mudou...”. Assim começa o livro ‘Pirilampos em Dezembro’, numa obra de José Abílio Coelho, editada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. A apresentação da obra, que conta com ilustrações do pintor povoense Domingos Silva, decorreu, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. Falar de ‘Pirilampos em Dezembro’ é também falar tristeza, de desemprego mas também de esperança e solidariedade. Parte do valor das vendas da obra, 20%, reverte para a composição dos cabazes que, por ocasião do Natal, o Agrupamento Gonçalo Sampaio entrega às famílias dos alunos mais carenciados. 
“Este livro, quando o lerem, vão ver que é um grito contra as injustiças e que aborda temas, infelizmente, bem actuais. Fala do desemprego, fala da emigração, fala da fome, fala da tristeza mas  fala também da esperança. É um livro que nos interpela para agirmos”, apontou António Carlos Coe-lho, coordenador da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, revelando que a obra fala também de solidariedade e saudando o facto de ter sido escolhido como protagonista da história uma professora.
“Apesar de vivermos tempos particularmente difíceis, nunca como este ano os pais e encarregados de educação foram solidários e estão a enviar grandes quantidades de bens para a escola”, revelou o professor António Carlos, dando conta da recolha de bens para ajudar os mais carenciados.
“Cada vez mais, sabemos que se afastam as nossas crianças dos mais velhos, dos avós, dos tios. Deixem que os vossos filhos convivam com os avós, que ensinem aos vossos meninos aquilo que os pais, por vezes, não têm oportunidade de o fazer”, apelou José Abílio Coelho, aquando da abordagem de um personagem da história, o avô António.
José Abílio Coelho falou nos avós e nos professores. “No tempo que vivemos, começa-se a abandonar aquilo que faz um país grande... um país é grande quando tem boa educação porque boa educação faz bons médicos, bons professores, bons economistas, bons operários, bons cidadãos e bons pais.
“Na pessoa de todos os professores, simbolizados por esta professora que encontramos no livro, que façamos tudo para ajudar os professores a cumprirem a sua missão...”, revelou o autor.
“É uma iniciativa de louvar pois, para além de fomentar a leitura tem um conteúdo muito actual e interessante”, destacou a vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
O apoio da Câmara Municipal, de instituições e empresas do concelho permitiu oferecer a obra aos cerca de 250 alunos da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso.