Novo Presidente de Monsul

Rede viária e abastecimento 
de água são as necessidades

José Manuel da Silva Tinoco sucedeu a Bernardo Silva na presidência da Junta de freguesia de Monsul. Integrou, durante 16 anos a Assembleia de Freguesia e assume, desde 29 de Setembro, um novo desafio no comando da Junta de Freguesia de Monsul.

Que razões o levaram a candidatar-se à junta de freguesia?
Foram várias as razões. A lei de limitação de mandatos impediu uma nova candidatura do ex-presidente da junta, Bernardo Silva. Porém, mesmo sem esse entrave, ele já tinha decidido finalizar o seu trabalho como presidente de junta, cedendo o seu lugar a outros. Ultimamente, assumi a presidência da assembleia de freguesia,  devido ao falecimento do seu presidente. Foi uma sucessão natural. Senti-me muito apoiado pelo povo da freguesia, que via em mim o sucessor do presidente Bernardo Silva. Esse apoio foi importante. Reunidas várias vontades, liderei a candidatura à Junta de Freguesia de Monsul.

Como foi essa vitória?
Foi uma vitória normal. Fiquei satisfeito pelos resultados e contente pelo facto do povo da freguesia me escolher para assumir a presidência da junta de freguesia. Gosto muito da freguesia e foi por essa razão que me candidatei.

Como estão a ser os primeiros tempos?
Está a ser um tempo de adaptação, de conhecimento da realidade de funcionamento de uma junta de freguesia. Via a junta de freguesia como um trabalho fora do edifício. Porém há muito trabalho a fazer dentro de portas. Está a correr bem e estamos a inteirar-nos de todos os procedimentos.

Quais as principais necessidades da freguesia?
A rede viária e a conclusão do abastecimento de água são as principais necessidades.

Que obras gostaria de ver concretizadas nestes quatro anos?A requalificação do centro da freguesia é um dos objectivos. Já começamos com alterações na rotunda, em que procedemos ao seu embelezamento. Uma outra obra importante seria na antiga escola primária. Aí, gostaríamos de criar um acesso de viaturas ao edifício, o que não existe, e requalificar aquele espaço, com a concretização de um museu agrícola e de espaços para as associações da freguesia e um pequeno auditório. Dar uma nova vida ao espaço. Intervir na área envolvente à igreja é outro dos objectivos, assim como a criação de um parque de merendas e parque geriátrico na área envolvente ao campo de futebol. 
Criar um acesso do lugar de Lamas até ao parque industrial, junto ao ribeiro, é também um dos objectivos. Outra das necessidades é o alargamento do cemitério, pois, neste momento, apenas estão livres seis sepulturas. A limpeza dos caminhos é outra das apostas e temos em mente a aquisição de um tractor com uma pá. Há também necessidade de intervir na capela mortuária e nos seus envolventes. Há muito a fazer. Sabemos que os tempos não são fáceis e vamos tentar concretizar o máximo possível, tendo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como um apoio importante para a sua concretização. Queremos também atribuir um prémio de mérito aos jovens estudantes universitários.

Foi importante a construção do Centro Educativo e do pavilhão   desportivo na freguesia?
Todas as obras são importantes e o Centro Educativo e o pavilhão apesar de estarem aqui localizados são equipamentos que se destinam às dez freguesias do baixo concelho. Foi importante pois permite que todas as crianças tenham as mesmas condições de aprendizagem.

Como está a freguesia no que diz respeito à rede de água e saneamento?
Falta pouco para estar finalizada a rede de água na freguesia. Quanto ao saneamento, apenas existe num loteamento próximo do centro. Quanto à água, apenas falta os lugares de Burgo e Negrelos.

O que podem esperar de si os habitantes de Monsul?
Podem contar comigo em todas as situações. Podem contar com todo o meu empenho. Estou disponível para trabalhar em prol do bem-estar da população. Quero aproveitar para desejar um Feliz Natal a todos os habitantes e aos emigrantes da freguesia.

Que associações existem?
Temos o grupo desportivo, assim como o grupo de jovens e o grupo coral. A relação é boa e tratamos toda a gente por igual. Podem contar com o apoio da Junta de Freguesia, dentro das nossas possibilidades.

Há freguesias que se deparam com a saída de muitas pessoas para o estrangeiro. Também se passa o mesmo aqui?
Há, mas também não saiu muita gente. PensoMonsul quase toda a gente trabalha. Por vezes, há dificuldade em arranjar alguém para fazer algum trabalho. O que se nota mais é o desemprego feminino.
que em