Manuel C. Matos presidente da Casa de Portugal

Mais de 50 anos 
em Terras de Vera Cruz

Nasceu em Esperança e aos 16 anos partiu para o Brasil, onde permanece até aos dias de hoje. Foi no dia 13 de Maio de 1958 que Manuel Cozinha Matos chegou ao país irmão. Com 72 anos, tem a sua vida profissional ligada ao ramo imobiliário. Homem dinâmico, subiu a pulso na vida. Comprou vários negócios, transformando-os em locais de restauração. De negócio em negócio, fundou, anos mais tarde, o Matos Restaurante, em Volta Redonda, que agora é gerido pelos filhos.
Com 15 anos de idade começou a trabalhar na construção civil. A pobreza naquela época levou-o a procurar uma vida melhor além-fronteiras. Trocou Esperança pelas Terras de Vera Cruz, onde permanece até aos dias de hoje. Mesmo do outro lado do Atlântico, a sua terra natal não é esquecida e todos os anos, juntamente com a esposa, passa uma temporada na Póvoa de Lanhoso.
O ‘Maria da Fonte’ conversou com Manuel Cozinha Matos aquando da sua visita à Póvoa de Lanhoso. Hospedado no Villa Joaquina, na Póvoa de Lanhoso, juntamente com a esposa -  Lily, como carinhosamente é tratada, e amigos brasileiros, recordou a sua ida para o Brasil, as saudades da família, da comida e dos amigos. O sonho, de alcançar uma vida melhor, conseguiu-o com muito trabalho e dedicação.
Assinante do Jornal ‘Maria da Fonte’, Manuel Cozinha Matos acompanha as notícias da sua terra com atenção e carinho. Maria de Fátima, Sheila Maria, Luís Carlos, Cristina e Patrícia Manuela, esta última nascida em Braga, são os cinco filhos de Manuel Cozinha Matos e Lily.
Manuel Cozinha Matos preside, desde Junho de 2010, à Casa de Portugal de Volta Redonda, que conta com 33 anos de existência e tem como finalidade a preservação das tradições e da cultura portuguesa. Anteriormente, de 1996 a 2001, a presidência da directoria foi também ocupada por este povoense, que incute um grande dinamismo à Casa de Portugal de Volta Redonda.
Local de encontro de famílias brasileiras e portuguesas, a Casa de Portugal recebe anualmente milhares de convidados em suas instalações, através dos eventos realizados como a tradicional festa da uva, ‘Vindimas’, almoços e jantares, difundindo, dessa forma, a  gastronomia portuguesa.
O dinamismo empregue na gestão permite que a Casa de Portugal cresça de dia para dia e se afirme como um local de referência na divulgação da cultura portuguesa. Exemplo desse dinamismo e persistência, é a presença de um elemento do Consulado Português que regularmente marca presença no local.