Nova edição

Concurso Literário 
António Celestino

O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares vai promover novamente o ‘Concurso Literário António Celestino’.
Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária continuam a ser os objectivos deste Concurso Literário, que recebe o nome de António Celestino, escritor nascido na Póvoa de Lanhoso (1917-2013).
Os trabalhos devem ser entregues até 28 de Fevereiro de 2014, junto de qualquer das Bibliotecas promotoras (Biblioteca Municipal, na Casa da Botica; Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio; e Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso).
Os trabalhos serão apreciados e seriados por um júri e os vencedores serão anunciados durante a Semana da Leitura de 2014.
O Concurso Literário ‘António Celestino’ tem um Regulamento próprio que estabelece, de entre outros pontos, que os concorrentes deverão produzir um texto narrativo original e inédito, em Língua Portuguesa, com um mínimo de uma página e um máximo de dez páginas de tamanho A4. O tema é livre e vai-se processar em cinco escalões: 1.º ciclo; 2.º ciclo, 3.º ciclo, Secundário e público em geral.
António Celestino é autor de obras como ‘Gentes da Terra’, prefaciada por Jorge Amado, “Antigamente era san johan de rei”, “…às vezes fico pensando se isto será poesia”, “Contos (mal) falados”, “Poemas de cera perdida” e “Contos em forma de cereja”. Em 2006, publica as suas memórias: “uma vida em si menor”. Faleceu em 2013.