Plantação de medronheiros

Autarquia apoia projecto inovador

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para aco-lher um projecto pioneiro no país: a plantação de medronheiros, uma espécie autóctone. O protocolo, entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e privados, que assinalou o arranque do projecto foi assinado na manhã de quarta-feira, dia 20 de Novembro, nos Paços do Concelho, numa iniciativa que integrou as comemorações do Dia da Floresta Autóctone. Cerca de dois   hectares localizados nas pro-ximidades do Castelo de Lanhoso, outrora com mato,  eucaliptos e pinheiros, vão receber 1400 medronheiros. A cedência do espaço para exploração privada realiza-se por um período de 15 anos.
“Trata-se de apoiar mais uma iniciativa empreendedora, com recurso à floresta, o que permite actuar em diversas vertentes: quer na defesa da floresta, na prevenção da erosão, quer na prevenção de incêndios. É uma forma de apoiar o desenvolvimento de uma espécie autóctone.
É um apoio ao desenvolvimento sócio-económico do concelho e, como sempre, a câmara municipal está disponível à criação de empresas no concelho, que proporcionem o seu desenvolvimento e a sua promoção”, revelou Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no decurso da cerimónia.
“Também ao nível de protecção civil este projecto é muito interessante porque, ao invés de dois hectares de mato, onde temos problemas de incêndios com alguma frequência, iremos deixar de os ter. Iremos deixar de ter incêndios para termos uma espécie florestal que, para além de vir fortalecer e contribuir para a dinâmica da economia do concelho, vai contribuir também para essa vertente do ordenamento e combate a incêndios”, disse Armando Fernandes, vereador da Protecção Civil.
Sónia Lima, reside no concelho da Póvoa de Lanhoso, e, juntamente com a amiga Cecília Geraldo, decidiu abraçar um projecto tido como inovador, a plantação de medronheiros. A ideia, que nasceu há cerca de dois anos, está prestes a concretizar-se. O fruto foi-lhes dado a co-nhecer por amigos e, depois de visitar uma plantação em Coimbra, decidiram avançar com o projecto. O mercado nacional será o destino dos frutos. Além da venda dos frutos, as duas jovens empreendedoras pretendem produzir aguardente de medronho e compotas.
O Medronheiro desenvolve-se nos bosques, no mato e nas regiões rochosas. De folha persistente, esta árvore apresenta características interessantes, podendo encontrar-se na sua copa, ao mesmo tempo, frutos maduros, frutos verdes e até flores. Com várias potencialidades, o medronho pode ser utlizado para a produção de fruto, aguar-dente, mel, doces, vinagre e madeira. Uma série de aplicações, às quais se junta a utilização no curtimento de peles e na medicina.