Parque do horto

Escuteiros unidos
na preservação da natureza

Com seis anos, o Duarte Oliveira do Vale, residente em Calvos, no concelho da Póvoa de Lanhoso, plantou, na tarde de sábado, dia 23 de Novembro, a sua primeira árvore. “Devemos ser amigos da natureza”, aconselhou o pequeno Duarte, no decurso da iniciativa que permitiu a plantação de mais de 90 árvores no parque do Horto, na Póvoa de La
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso marcou presença na cerimónia, plantando, de forma simbólica, um azevinho, que marcará a iniciativa dos escuteiros do Agrupamento 527 de Nossa Senhora do Amparo.
Nas palavras dirigidas aos escuteiros e pais que participaram na plantação, Manuel Baptista vincou o empenho dos jovens na defesa da floresta. O papel de todos, para além de plantar, passa, também, e segundo o autarca, pela prevenção e respeito pela floresta. “Iniciativas como esta são de louvar”, frisou o autarca. As árvores plantadas no Parque do Horto, em pleno Monte do Pilar, eram provenientes dos viveiros municipais.
Cerca de 80 elementos participaram na iniciativa. Mário Silva, do Agrupamento 527 do CNE de Nossa Senhora do Amparo, mostrou-se satisfeito pela acção. “Iniciativas como esta fazem todo o sentido. Este ano foi um ano de muitos incêndios com uma vasta área ardida e todas as indicativas que sejam de reflorestar o território nacional são de louvar”, referiu o chefe Mário, destacando a importância do parque do Horto, um ex-libris do concelho. Incentivar a realização de acções ligadas à protecção da natureza e promoção da cidadania ambiental nos mais jovens foi um dos objectivos.
nhoso. A plantação integrou   a actividade ‘90 anos a semear’, no âmbito das comemorações dos 90 anos do CNE (Corpo Nacional de Escutas) e foi promovida no concelho pelo Agrupamento 527 de Nossa Senhora do Amparo, da Póvoa de Lanhoso.  A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se ao acto, no acompanhamento e no fornecimento das árvores. Carvalhos, pinheiros e vidoeiros foram as espécies plantadas.