Objectivo é plantar cinco mil árvores até 2017

Câmara municipal 
cria ‘Banco de Árvores’

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu, na tarde de segunda-feira, dia 25 de Novembro, a realização de uma sementeira de espécies autóctones. As sementes foram colocadas na terra e irão integrar o Banco de Árvores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A aposta da autarquia passa pela criação de um Banco de Árvores para utilizar em futuras reflorestações. As sementes colocadas na terra irão dar lugar       a mais de 300 árvores. Carvalho, Pilreteiro, Bétula e Amieiro, todas elas espécies autóctones, foram semeadas, numa acção que contou com a presença de mais de cem alunos do concelho, com a grande maioria a integrar os três clubes da floresta do concelho: Milhafrões, Pinheiro Vivo e Chapim Real. Os mais novos acompanharam o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, na operação de colocar as sementes na terra. As embalagens, outrora de leite e água, receberam a terra onde, de seguida, foram colocadas as sementes. Os ‘vasos’ partem de seguida para os viveiros municipais, onde as árvores irão crescer para, mais tarde, reflorestar o concelho.

Alunos sensibilizados para a preservação da natureza
“Esta é uma forma de sensibilizar os jovens sobre a importância da floresta e do ambiente. É importante envolver os jovens neste tipo de iniciativas, sensibilizando-os para a necessidade de proteger a floresta. No passado sábado, no Parque do Horto, foram plantadas 90 árvores de espécies autóctones, numa iniciativa que contou com os escuteiros do Agrupamento de Nossa Senhora do Amparo. Hoje, estamos a semear vá-rias espécies para que, no próximo ano, as possamos plantar no concelho, reflorestando as áreas necessárias”, explicou Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O autarca revelou que desde 2005 a autarquia já plantou mais de duas mil árvores. “É uma aposta deste executivo e continuarei durante os próximos anos. Vamos ver se, até 2017, conseguimos plantar cinco mil árvores”, frisou o autarca, revelando que a cria-ção de um banco de árvores é importante para a redução das despesas com a reflorestação no concelho.
“Sensibilizar os mais novos para a necessidade de preservar a natureza foi um dos objectivos da iniciativa. O objectivo é sensibilizar os alu-nos para a preservação da floresta e para a prevenção dos fogos florestais. Neste dia, é sensibilizar para a preservação das espécies autóctones”, destacou a professora Anabela Dallot, do Clube da Floresta ‘Os Milhafrões’, da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Ângela Castro, aluna do curso de Turismo Ambiental foi uma das participantes na sementeira. “Estou a achar uma iniciativa interessante e acho que é bastante boa para nós alunos, bem como para os alunos mais novos. São importantes para que se dê valor ao ambiente. É de pequeno que se deve começar”, revelou aquela aluna.